Noticias

EDUCAÇÃO

Escolas e universidades paulistas podem se inscrever no Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2020; Veja!

Bianca Cintra
07/08/2020 08:51

As escolas e instituições de todo o país que desenvolveram projetos relacionados à importância social dos tributos, qualidade dos gastos públicos e do acompanhamento do retorno dos tributos à sociedade têm até o dia 15 de agosto para se inscreverem no Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2020, organizado pela Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), com apoio da Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo (Afresp), em São Paulo.

A premiação, que contempla trabalhos nas áreas de educação, tecnologia e jornalismo, reconhece, valoriza e divulga as melhores práticas, iniciativas e soluções relacionadas à importância social dos tributos, qualidade dos gastos públicos e do acompanhamento do retorno dos tributos à sociedade

Para o presidente da Febrafite e da Afresp, Rodrigo Spada, o prêmio promove, entre outras coisas, o exercício da democracia. "O cidadão ciente da sua importância em buscar informações sobre impostos, tem mais condições de exigir políticas públicas que mostrem a importância do tributo na justiça social", afirma.

Dinâmica e participações

Apesar do isolamento social e sem aulas presenciais, muitas escolas adotaram o ensino a distância e, portanto, a premiação mantém a agenda como nas edições anteriores e contempla escolas (públicas e privadas), além de instituições (universidades, organizações não governamentais, prefeituras, secretarias municipais e estaduais, demais instituições sejam públicas ou privadas) e imprensa.

Desde a primeira edição, em 2012, o Prêmio Nacional registrou mais de mil projetos inscritos de todo o país. O objeto é promover iniciativas que envolvam temáticas de Educação Fiscal, oportunizando a discussão sobre a função social dos tributos e estimulando a participação do cidadão no aperfeiçoamento dos instrumentos de controle público e fiscal do Estado.

Premiações

Nove trabalhos inscritos serão os vencedores desta edição: três escolas, duas instituições, dois jornalistas e dois projetos de tecnologia. Os prêmios em dinheiro variam de R? 2 mil a R? 10 mil. Ao todo, serão distribuídos mais de R? 50 mil em premiação. Os coordenadores dos projetos vencedores (escolas de instituições) serão premiados com R? 1 mil para cada em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em sua região.

A solenidade de premiação está prevista para o dia 26 de novembro em Belo Horizonte (MG).

Leia o Regulamento 2020 .

Foto: Reprodução