Noticias

CORONAVÍRUS

Vereador pede apoio do Ministério Público para adoção de lockdown em Franca

Redação Portal de Franca
13/08/2020 17:37

Foi protocolado no Ministério Público ontem, 12, um ofício do vereador Corrêa Neves Jr. (PSD) solicitando ao órgão a adoção das medidas necessárias para que as regras de quarentena sejam efetivamente cumpridas em Franca e para garantir condições de atendimento no sistema público de saúde.

O documento apresenta como sugestões para atingir esses objetivos a instauração de um lockdown parcial e o incremento de fiscais da Vigilância Sanitária. Há apenas 15 desses profissionais no quadro da Prefeitura, insuficientes para cobrir todo o município.

O ofício é justificado pela situação da pandemia do novo coronavírus em Franca, delineada pelo aumento exponencial no número de casos e óbitos, que triplicam a cada novo mês, e pela permanente lotação dos leitos de UTI, o que está mantendo Franca na fase vermelha do Plano São Paulo.

“Desta forma, podemos perceber que a aposta da administração apenas na “conscientização” da população sobre os riscos desta doença fracassou. Franca tem um dos menores índices de isolamento social do Estado de São Paulo, na casa dos 41%”, diz o texto.

“Além disso, a aposta do Executivo em coquetéis “miraculosos” sem qualquer base científica como medida profilática contraria, além do bom senso, também as determinações das organizações médicas, do Brasil e do Exterior. Fica mais que evidente, neste instante, a necessidade urgente de medidas mais drásticas”.

Foto: Divulgação