Noticias

EDUCAÇÃO

Com medidas de segurança, Kumon prepara retomada para aulas presenciais

Redação Portal de Franca
02/09/2020 16:54

A decisão de voltar às aulas presenciais é de responsabilidade dos pais/famílias, mas o Kumon - maior franquia de educação do país - está preparado para receber os alunos com segurança e evitar a propagação da Covid-19 enquanto todos estiverem dentro das unidades.

A franqueada Naomi Matsumoto, na rede desde 2017, acredita que a maioria das famílias irão enviar os filhos para as aulas presenciais aos poucos. “Muitos pais optaram por aguardar a normalidade na escola regular. Metade dos meus alunos seguirão com o estudo online”, diz.

As aulas estão sendo oferecidas no sistema presencial, onde o aluno vai duas vezes por semana na unidade, ou remoto, por meio do Estudo no Lar, que é uma prática incentivada pelo método Kumon desde sua criação e que, agora, mais do que nunca, tem uma importância fundamental para o contínuo desenvolvimento dos estudantes. Nessa modalidade, os franqueados enviam os materiais e entram em contato com os alunos, para tirar dúvidas, planejar as atividades e motivar para que as metas sejam alcançadas.

Em São Paulo, todas as 192 franquias já fizeram as adaptações necessárias para reabrir. Entre as medidas, álcool em gel e aferição de temperatura. Antes mesmo de entrar na sala, as crianças são orientadas para fazer corretamente a higienização das mãos e são certificadas de que a temperatura corporal não está acima de 37°C. 

Outras medidas de segurança para diminuir o contato e respeitar as regras de distanciamento social adotadas pela rede foram: capacidade da sala reduzida para 8 alunos, turnos adequados para cumprir as 6h seguidas de aulas/dia, cartazes fixados com informações sobre as medidas de prevenção da Covid-19 e a obrigatoriedade da utilização de máscaras dentro da unidade.

A quantidade de alunos e os turnos foram reduzidos para diminuir o contato e respeitar as regas de distanciamento social. Por enquanto, a permanência em sala de aula não pode ultrapassar 30 minutos. Atenção reforçada para higienização de mesas e cadeiras após o uso, interruptores, interfones, maçanetas e toda área das portas que possa ter sido tocada pelas pessoas que circulam pela unidade e dos banheiros que dispõe de sabonete líquido, papel toalha e lixeira com acionamento por pedal.

“Independentemente da escolha dos pais, o importante para a criança neste momento é não interromper os estudos. Eles precisam continuar com o desenvolvimento diário, pois após este longo período em casa, as aulas poderão voltar ao normal a qualquer momento”, ressalta Naomi.

O Kumon oferece as disciplinas de matemática, português, inglês e japonês¹ para alunos de todas as idades e as matrículas podem ser realizadas em qualquer período do ano. 

Sobre o Kumon 

Criado no Japão em 1958, pelo professor Toru Kumon, o método utiliza os chamados exercícios-guia para que o aluno realize as atividades com o mínimo de intervenção do orientador. Somente após absorver totalmente a informação, avançam para os níveis subsequentes.

O método de estudo está presente em 57 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes. No Brasil são mais de 1.550 unidades em quase 580 cidades, somando mais de 180 mil alunos, do total de 200 mil estudantes na América do Sul. Mais informações no site www.kumon.com.br/franquia ou pelo telefone 0800 728 1121. 

Foto: Divulgação