Noticias

ANIVERSÁRIO

ACIF completa 76 anos e promove eventos online e até missa virtual

Redação Portal de Franca
17/09/2020 15:53

A ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) celebra, nesta sexta-feira, 18 de setembro, seus 76 anos de fundação. Neste mês de comemoração, a entidade lança projetos, uma edição especial da ACIF em Revista com uma linha do tempo que remonta sua história com fotos e curiosidades, além de eventos virtuais.

Nesta quinta-feira, 17, os colaboradores da entidade farão um brinde online em sua homenagem e, no sábado, 19, a ACIF convida toda a comunidade a participar de sua tradicional Missa em Ação de Graças pelo seu aniversário. A missa também ocorrerá virtualmente, a partir das 19h, com transmissão pelas redes sociais da Sé Catedral.

“A ACIF foi fundada em 1944 em um contexto que até hoje permanece: o da defesa dos interesses da comunidade empreendedora de Franca. Na ocasião, a coalizão aconteceu para evitar a descontinuidade de linhas da antiga companhia de ferro da Mogiana”, afirma o presidente da ACIF, Tarciso Bôtto. “Hoje, os desafios são outros e muitos, mas a união de classe que nos fortaleceu no passado é a mesma que nos impulsiona para o futuro”, diz.

A fim de movimentar o setor empresarial da cidade e promover melhorias, a ACIF, neste mês de aniversário, lança projetos de fomento e apoio. O ACIF Empregos, por exemplo, volta a atuar de forma remodelada. Além de receber currículos e anúncio de vagas de emprego, o serviço passa a auxiliar as empresas no recrutamento e seleção de colaboradores, bem como na gestão de pessoas. Por meio de engenharia de cargos e teste Profiler, o ACIF Empregos também irá operar no mapeamento de perfil comportamental para a escolha de candidatos às vagas, facilitando as contratações tão necessárias neste momento de enfrentamento aos efeitos da pandemia na economia.

No dia 24, a entidade promoverá o 2º Momento Empreender: rodada de negócios entre empresas do Programa Empreender a ACIF. São esperadas 60 marcas locais que terão oportunidade de apresentar seus produtos e serviços com a finalidade de fechar negócios. O evento contará com uma curta palestra sobre as relações de trabalho no pós pandemia e as inscrições estão abertas pelo link: https://n8qhg.app.goo.gl/Qm47. Empresas que não integram o Programa Empreender ou o CME-ACIF podem entrar em contato pelo empreender@acifranca.com.br e manifestar interesse.

Já no dia 28, a ACIF inicia o Festival Gastronômico de Primavera do “Sabores da Franca”, núcleo de gastronomia do Programa Empreender. Durante seis dias, o segmento apresentará seus carros-chefes aos consumidores com desconto de 50% no valor. A entidade ainda lança uma edição especial da ACIF em Revista com uma matéria de capa comemorativa, remontando a história da associação com fotos e fatos curiosos que se ligam com a história da própria cidade. Vale a pena conferir.

“Precisamos movimentar as engrenagens econômicas da cidade, mas faço um apelo para que, enquanto comunidade, façamos isso de forma consciente, respeitando as orientações sanitárias contra a proliferação do novo coronavírus. Vamos utilizar o comércio local observando o distanciamento social, o uso da máscara e a higienização de mãos e ambientes”, diz Bôtto.

A História da ACIF

Fundada em 18 de setembro de 1944, a ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) surgiu em um momento histórico, quando o desenvolvimento industrial iniciado no fim do século XIX foi intensificado na cidade pelo surgimento, em 1921, da fábrica de calçados Jaguar, precursora na fabricação em escala industrial. Com crescimento econômico da cidade, a união da livre iniciativa tornou-se essencial para a busca do atendimento de demandas coletivas. A mais urgente, na ocasião, dizia respeito à manutenção regular de trens que a Cia Mogiana de Estrada de Ferro retirou de circulação.

Desde que foi fundada, a entidade esteve envolvida em grandes conquistas para a cidade, como a implementação do Núcleo de Tecnologia e Design do Couro e do Calçado do Senai; o Teatro Municipal “José Cyrino Goulart”; a criação da primeira cooperativa de crédito de empresários e comerciantes do Brasil, por meio do Sicoob Cred-ACIF; desenvolvimento da campanha Voto Nosso, responsável por conscientizar o eleitor sobre a importância do voto distrital dentre tantas ações que permearam o desenvolvimento da cidade. 

A ACIF foi fundada com a cooperação de 130 comerciantes e, hoje, assessora cerca de 3,5 mil empresários ligados ao Comércio, Indústria, Serviços, Agronegócio e demais setores produtivos.

Legenda: O presidente da ACIF, Tarciso Bôto, à frente da galeria de ex-presidente que estiveram à frente da entidade ao longos desses 76 anos de história.

Foto: Wilker Maia/ACIF