Noticias

CONSCIENTIZAÇÃO

Sabesp orienta uso consciente de água em Franca

Bianca Cintra
01/10/2020 16:14

A Sabesp informa que a região de Franca passa por longo período de estiagem (aproximadamente 120 dias sem chuvas de grande volume) e, por causa do calor excessivo dos últimos dias, houve aumento no consumo de água. Isso causou queda nos níveis de alguns reservatórios no fim de tarde/início da noite, ocasionando interrupções pontuais no abastecimento de alguns bairros.

A Companhia ampliou a produção de água, que está acima da média para o período, e trabalha initerruptamente para manter o abastecimento normalizado. Já foram montadas 2 captações emergenciais. Uma delas já está funcionando para suprir a queda da vazão do Córrego Pouso Alegre. A outra é um reforço na captação do Rio Canoas, que será acionada caso a vazão não seja suficiente para o funcionamento das bombas.

Ressalta-se que no momento toda cidade está abastecida, mas, como o centro de reservação do Jardim Aeroporto está com níveis baixos, pode haver intermitência ao final da tarde/início da noite nos bairros: Morada Verde,Pq. das Árvores, Jd. Primavera e Pq. Mundo Novo e partes de Aeroporto 1 e 2, Chácara Santo Antônio e Alvorada.

A Sabesp orienta à população o uso consciente de água. Pequenas mudanças de hábitos, como fechar a torneira ao escovar os dentes ou ao lavar as louças, tomar banhos breves e não lavar calçadas com mangueiras, ajudam a evitar desperdício.  

Veja algumas outras dicas sobre como utilizar água de forma consciente:

 1. Use vassoura e balde para lavar áreas como garagem, corredores, dentre outras. Não utilize mangueiras. Evite lavar carros e calçadas.

 2. Fechar torneiras enquanto escova os dentes.

 3. Não dê descarga à toa e não utilize o sanitário como lixeira. Em apenas seis segundos de válvula acionada vão embora cerca de 12 litros de água.

 4. Não use água corrente para descongelar alimentos.

 5. Fique muito atento a possíveis vazamentos. Eles podem passar despercebidos e são grandes causas do desperdício.

Foto: Reprodução