Noticias

SEGURANÇA

Proposta proíbe o cidadão de viajar armado em voos nacionais

Redação Portal de Franca
11/11/2019 12:35

Nova regra permite que apenas agentes de segurança possam embarcar com armas em voos domésticos. Na lista estão oficiais das Forças Armadas; policiais federais, rodoviários federais, ferroviários federais, civis e militares; integrantes do Corpo de Bombeiros Militar, entre outras categorias.

A restrição está prevista em uma proposta aprovada na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara Federal. O texto é um substitutivo apresentado pelo deputado Alexandre Leite, do DEM de São Paulo, aos projetos de lei dos deputados Eduardo Bolsonaro, do PSL de São Paulo, e Félix Mendonça Júnior, do PDT da Bahia.

A proposta de Bolsonaro permite o embarque armado em voos nacionais de qualquer cidadão com porte de arma válido. Já o projeto de Mendonça restringe o acesso a servidores governamentais autorizados. O substitutivo aprovado na Comissão de Segurança Pública determina que o portador da arma deverá comunicar sua situação ao funcionário da companhia aérea e apresentar a documentação.

Na avaliação do deputado Alexandre Leite, é mais cauteloso permitir o embarque armado apenas aos agentes de segurança que, por força da Constituição, destinam-se à defesa da pátria, da lei e da ordem. De acordo com o texto, caberá à Polícia Federal estabelecer regras de segurança nos aeroportos e aeronaves, além de conferir se o registro e o porte da arma estão regularizados.