Noticias

DENGUE

Dengue: Franca registrou 43 casos positivos e aguarda 398 resultados de exames

Redação Portal de Franca
12/10/2020 18:54

Mesmo com as restrições e os cuidados protocolares recomendados pelas autoridades de saúde, em razão da pandemia e os riscos de disseminação da Covid-19, a Prefeitura através das Vigilâncias Ambiental e Sanitária segue trabalhando na prevenção e orientação sobre o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Além das atividades de campo, com visitas aos domicílios a partir de situações pontuais levadas ao conhecimento dos agentes, no campo pedagógico as equipes de Informação e Comunicação estão com o Concurso Cultural ‘Parceiros da Saúde’ em sua oitava edição, sendo que as inscrições para os estudantes, foi prorrogada até o dia 6 de novembro.

Esse é um trabalho complementar e de cunho educativo, que busca envolver educadores, os estudantes e seus familiares, com premiação e elaboração de trabalhos desenvolvidos pelos alunos. O cronograma prevê que as inscrições sejam feitas mediante o preenchimento do formulário próprio, de forma online no link: https://forms.gle/kxxH6xqgdsZpd2rF9, até o dia 6 de novembro.

São oferecidas 3 categorias que os estudantes das escolas públicas e privadas podem participar, a saber: Desenhos, em que serão escolhidos 12 para ilustrar o calendário do ano de 2021; Frase, em que será escolhida uma que poderá ser usada como tema de campanha institucional de orientação e por fim Produção de Texto, em que serão escolhidos 2 de estilo narrativo.

NÚMEROS DA DENGUE 

Considerando essencial o trabalho contínuo de conscientização da população, que precisa ser parceira no combate ao Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de cada morador ‘fazer sua lição de casa’. Realizar limpezas periódicas em ambientes que armazenam água, vasos, talhas, caixas de água, calhas e outros.

Os números da cidade são relativamente baixos, em relação a outras realidades, o que se deve a essa interação entre os agentes e os moradores que estão colaborando. Com a previsão da chegada da chuva deve aumentar os riscos de água parada, daí a importância de se redobrar os cuidados.

O balanço fechado no último dia 6 pela Vigilância, aponta para o registro de 417 notificações, com 77 ocorrências negativas e 43 casos positivos, dos quais 41 autoctones e 2 importados. Existem outros 398 registrados aguardando avaliação médica, além de 3 exames de sorologia.

Foto: Reprodução