Noticias

TEMPO

Francanos comemoram volta da chuva após onda de calor; Veja!

Redação Portal de Franca
14/10/2020 17:47

Após dias intensos de calor, os francanos comemoraram a volta da chuva na tarde desta quarta-feira (14). Imagens e fotos foram registradas e repercutiram pelas redes sociais. Nos últimos dias a onda de calor também atingiu a região, em Barretos, por exemplo, a terceira maior temperatura do ranking histórico foi registrada chegando a 42,9º C

Em Franca, as temperaturas chegaram a 39ºC com sensação térmica de mais calor. A previsão é de uma quina-feira (15) com nuvens e possibilidade de chuvas no período da tarde e noite. Com temperaturas de variando entre 20º e 34º.  Na sexta-feira (16) dia com muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. 

De acordo com o Instituto Climatempo, após um período de bloqueio atmosférico, que resultou em temperaturas muito elevadas e ar muito seco por quase todo o Brasil, as pancadas de chuva voltaram a ocorrer na Região Sudeste.

A chuva ainda não está frequente e bem distribuída espacialmente, mas já caiu na forma de temporais problemáticos em vários locais, causando alagamentos, ventania, raios ou granizo em algumas cidades.

Tudo isso é comum nesta época e até o fim da primavera e do verão, muitas áreas da Região Sudeste vão experimentar vários temporais e os prejuízos causados por eles.

O aumento dos problemas associados com os temporais de primavera começa a ser sentidos no decorrer do mês de outubro. Até o fim do mês, várias regiões dos quatro estados da Região Sudeste serão abaladas por tempestades. 

O Sudeste poderá ser a Região do país com chuva mais volumosa até o fim de outubro. Especialmente em Minas Gerais, mas também em áreas de São Paulo, do Rio De Janeiro e do Espírito Santo, o total de chuva acumulado na segunda quinzena de outubro poderá igualar ou superar a média histórica de chuva para este mês.

Atenção para o risco de temporais

A situação é de atenção, porque os temporais de primavera podem ser realmente violentos produzindo grandes volumes de água e suficientes para alagamentos. 

Raios e ventania, comuns durante estes temporais, podem causar queda de árvores, de torres de transmissão de energia, queima de transformadores elétricos que representam risco de perda de vidas humanas e de animais.

Os temporais com granizo (pedras de gelo) também representam grande risco não só para as pessoas e animais, mas podem causar grandes danos em plantações. 

Veja: 

Fotos: Reprodução Facebook Edvar Lacerda e Renato Viana Albarral