Noticias

SAÚDE

Saúde amplia exames durante a Campanha Outubro Rosa

Bianca Cintra
15/10/2020 08:30

A Secretaria Municipal de Saúde quer intensificar durante o mês de Outubro, a realização de exames de mamografia que são oferecidos para mulheres acima de 40 anos através da rede pública. A orientação é que aquelas que realizaram o exame a mais de um ano, deverão ir na UBS mais próxima e marcar, gratuitamente. 

A iniciativa faz parte do Outubro Rosa, que é uma campanha anual com o propósito de prevenir e alertar o diagnóstico precoce do câncer de mama. Em toda a aréa da saúde, foi distribuido fitas e materiais rosa com o intuito de destacar a importancia da mobilização e adotar as medidas preventivas recomendadas.

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto. Quando o diagnóstico é precoce, é possível a chance de cura sendo 95% dos casos identificados inicialmente serem curados.

Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença. Em Franca, a prefeitura conta com 16 UBS onde estão sendo feitos os agendamentos dos exames, e após a realização a mulher saíria com todos os cuidados necessários e prevenções da doença.

Foto: Reprodução