Noticias

IGBE

Desemprego cresce e já atinge 14 milhões de brasileiros

Redação Portal de Franca
17/10/2020 11:37

Mais de quatro milhões de brasileiros perderam o emprego, durante a pandemia. Dados do IBGE apontam que em maio, quando começou a ser feito um levantamento específico pra medir os impactos da crise, pouco menos de 10 milhões de pessoas estavam sem trabalho.

Já na quarta semana de setembro, esse número subiu pra 14 milhões, alta de 43%. O total de desempregados, porém, pode ser bem maior e chegar a quase 30 milhões de brasileiros. 

Isso porque existem cerca de 15 milhões de pessoas que até gostariam de trabalhar, mas não estão em busca de uma vaga, por exemplo, por entenderem que é hora de ficar em casa, por conta da pandemia. 

Esses brasileiros não entram na lista de desempregados. Mas a tendência é que, em algum momento, parte deles passe a procurar trabalho. Aí sim, quem não encontrar vai entrar pra lista de desempregados, que só considera quem está em busca de uma vaga, mas não consegue.

A pesquisa também mostrou, por exemplo, que quase oito milhões de brasileiros, 10% do total, têm trabalhado de casa. Esse número variou pouco, de maio pra cá. Já o total de pessoas afastadas do trabalho por conta do distanciamento social está em queda, conforme várias atividades são retomadas.

Em maio, eram quase 17 milhões de brasileiros. Já em setembro, eram menos de três milhões.

Leia mais notícias sobre emprego: 

Confira as oportunidades na lista de empregos de hoje. Veja !

ACIF Empregos tem 13 vagas disponíveis em Franca; Veja!

Setor de serviços volta contratar e abre 270 vagas em Franca

Achei Minha Vaga tem 25 opções e dá dicas sobre entrevista de emprego; Veja!

Oportunidade: Magalu abre 400 vagas temporárias em Franca

Foto: Reprodução