Noticias

BASQUETE

Lula Ferreira amplia experiência como gestor ao se tornar presidente da LNB

Redação Portal de Franca
29/10/2020 09:25

A posição de presidente da Liga Nacional de Basquete não poderia estar em melhores mãos. Dono de um passado de glórias como técnico, Lula Ferreira atua há cinco anos como dirigente do Sesi Franca Basquete e, agora como presidente da LNB, terá uma nova etapa em sua linda trajetória no basquete brasileiro.

Depois do pedido de afastamento da presidência de Nilo Guimarães, Lula assumiu o cargo que por ser o integrante mais antigo no Conselho de Administração da LNB, segundo consta no Estatuto da entidade. O dirigente do Sesi Franca será presidente da instituição até dezembro de 2020, quando acontecerão as novas eleições.

“Não tenho palavras para definir o tamanho da honra e do orgulho que é ocupar esse cargo. A responsabilidade, porém, é do tamanho do orgulho e da alegria de ocupa-lo. Essa obra toda que é a LNB foi construída por grandes presidentes: Kouros, Rossi, Cássio e Nilo. Todas essas pessoas, junto com tantas outras, simbolizam todos os dirigentes que alavancaram uma instituição que não começou nem do zero, começou do subsolo, porque o basquete se encontrava abaixo de zero antes da criação da LNB. Chegamos muito longe, mas vamos trabalhar ainda mais para chegar na cobertura”, declarou Lula Ferreira, que teve sua posse oficializada em reunião virtual do Conselho de Administração da LNB, nesta terça-feira.

Nilo Guimarães, que “passou o bastão” a Lula Ferreira, também elogiou o novo presidente.  “O Lula é um cara merecedor de tudo que conquistou nesse basquete. É uma pessoa que não tenho nem o que falar. Desejo toda sorte do mundo a ele. Logo que surgiu a minha questão da saída da presidência ele prontamente aceitou, então só tenho a agradecer a ele, que é uma pessoa fantástica e com certeza será mais um grande presidente da LNB”.

Lula Ferreira foi 2x eleito o Técnico do Ano do NBB 

Nascido em São Paulo (SP), Aluísio Elias Ferreira Xavier tem uma carreira repleta de conquistas no basquete. Sua trajetória de mais de 40 anos como técnico começou na Hebraica de São Paulo. Depois, ele passou também pelo Palmeiras, onde participou da formação de craques como Leandrinho Barbosa.

Mais tarde, em meados dos anos 2000, Lula assumiu o comando do COC/Ribeirão Preto (SP) e implementou uma nova filosofia no time: a dar espaço aos talentos das categorias de base. Não deu outra. Com os “garotos” Alex Garcia, Nezinho, Arthur Belchor, Giovannoni, Hettsheimeir e Cia., o COC de Lula foi pentacampeão Paulista (01, 02, 03, 04 e 05) e campeão nacional (2003).

Ainda em 2003, o treinador foi chamado para assumir o comando da Seleção Brasileira, que antes era comandada pelo lendário Hélio Rubens Garcia. Pelo time verde-amarelo, foram duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos: Santo Domingo 2003 e Rio de Janeiro 2007.

Sua saída da Seleção Brasileira aconteceu em 2008, curiosamente o ano de fundação da Liga Nacional de Basquete, na qual Lula foi um dos grandes incentivadores. Naquele momento, ele retomaria a carreira de técnico pelo Brasília, mas seu sangue de gestor já começava a aparecer. Isso porque Lula foi o responsável pela criação da primeira tabela de jogos do NBB, mesmo sendo treinador de uma das equipes participantes.

Lula Ferreira teve papel importantíssimo na LNB

Até depois de ser campeão do NBB 2009/2010 e da Liga das Américas 2009 pelo Brasília, Lula embarcou em sua primeira jornada como gestor de basquete. Em 2010, ele se tornou Gerente Técnico-Operacional da Liga Nacional de Basquete, cargo que dois anos depois seria de Paulo Bassul, que ocupa o posto até hoje.

“O Lula fez a primeira tabela do NBB e participou da fundação da LNB desde o primeiro dia. Como técnico, ajudou nossa instituição tanto dentro quanto fora da quadra. Ele sempre esteve conosco. Tive felicidade de tê-lo como colega de trabalho e demos um salto imenso com ele à frente do Departamento Técnico da LNB. E depois ainda assumiu o comando técnico do Franca, que antes era seu grande rival, e hoje é um grande gestor da equipe. É uma satisfação muito grande tê-lo agora como presidente”, declarou Sérgio Domenici, superintendente da LNB.

Depois de sua caminhada no Departamento Técnico da LNB, Lula Ferreira foi contratado como técnico do Franca Basquete na temporada 2012/2013, ano em que conquistou seu Troféu Ary Vidal de Técnico do Ano do NBB – o primeiro foi em 2009/2010.

Sua passagem como treinador do time francano foi até a temporada 2015/2016. Já para o ano seguinte, ele assumiu a supervisão técnica da equipe e deu início à sua nova jornada como gestor do clube mais tradicional do basquete brasileiro.

“Sei que é uma questão de estatuto, mas outras grandes personalidades da Liga poderiam ocupar muito mais do que eu. É uma missão de uma instituição que tenta cumprir o regulamento. A Liga tem uma grande parte construída pelos dirigentes, mas a grande alavanca da entidade é sua equipe de profissionais. Tive a honra de fazer parte dessa equipe e sei que eles fazem com que os dirigentes cuidem somente da parte das diretrizes, da ‘política’ no sentido positivo. Para mim é uma grande honra e eu espero, de fato, contribuir ao máximo com a entidade”, finalizou Lula Ferreira.

Protocolo de Covid-19

Ainda na reunião do Conselho de Administração da LNB, realizada via videochamada nesta terça-feira (27/10), o Departamento Técnico-Operacional da entidade apresentou aos clubes a versão final do Protocolo de Covid-19 para a temporada 2o20/2021 do NBB.

Os clubes analisaram o protocolo e levantaram questões referentes a algumas medidas. Por isso, uma nova reunião será agendada para o final desta semana para a aprovação final.

O protocolo foi confeccionado com a chancela do médico infectologista Dr. Max Igor Banks Ferreira Lopes, do Hospital das Clínicas da USP, que deu todo o suporte necessário à LNB e os clubes durante o período de desenvolvimento.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos, EY, VivaGol, IMG Arena e Genius Sports.

Informações da LNB

Foto: Fotojump/LNB