Noticias

ELEIÇÕES

IE-ACIF divulga pesquisa de intenção de votos para a prefeitura de Franca

Bianca Cintra
06/11/2020 10:07

O IE-ACIF (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca) realizou, entre os dias 3 e 5 de novembro, pesquisa eleitoral que revelou a intenção de voto para o cargo de prefeito (a) municipal de Franca, nas eleições de 2020.

De acordo com a pesquisa, se as eleições fossem hoje, 22,1% dos entrevistados votariam na Flávia Lancha (PSD) para Prefeitura de Franca e Alexandre Ferreira (MDB) ficaria em segundo lugar com 15,6% dos votos. Já o índice de rejeição, Gilson de Souza (DEM) liderou com 44,9% dos votos e 13,8% não sabe/não respondeu.

Os entrevistados foram questionados também em relação o comparecimento no dia da votação, 80% afirma que vão as urnas votarem e 8,7% não comparecerão. E por fim, 54,1% das pessoas não assistiram as propagandas eleitorais transmitidas desde o dia 9 de outubro enquanto 45,1% assistiu.

A pesquisa foi promovida por meio de duas sondagens: espontânea e estimulada. Na primeira modalidade, os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, que respondem em quem pretendem votar ou em quem não votariam sobremaneira com o que lhe vier à mente. O levantamento espontâneo mede, principalmente, a memória do eleitor.

Na estimulada, o entrevistado recebe um disco com todos os nomes dos candidatos antes de responder às perguntas. Ambas as metodologias são válidas para o Tribunal Superior Eleitoral. A pesquisa do IE-ACIF tem o objetivo de contribuir com processo democrático, em Franca.

Período de realização: 03/11/2020 a 05/11/2020

Margem de Erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos

Nível de Confiança: 95%

Número de Entrevistas: 1063 pessoas entrevistadas

Crédito da Pesquisa: Instituto de Economia ACIF

Número de registro no Tribunal Superior Eleitoral: SP-07722/2020

Veja a pesquisa na íntegra clique aqui.

Foto: Reprodução