Noticias

INSS

Fase de testes: INSS vai iniciar perícias por telemedicina

Redação Portal de Franca
10/11/2020 10:44

Procedimentos de teleperícia, do INSS, começam a ser feitos na próxima segunda-feira, dia 16. O projeto, em fase de testes, será voltado, por enquanto, apenas para a liberação do auxílio-doença para funcionários de empresas que têm convênio com o órgão que precisem se afastar por um período.

Funcionará da seguinte maneira: será feita uma chamada de vídeo entre o perito do INSS e o cidadão que pediu o benefício, que estará acompanhado de um médico do trabalho. Durante a ligação, podem ser feitas perguntas e até alguns tipos de testes.

No caso das empresas, principalmente as menores, que não contam com um médico contratado ou terceirizado, continua a necessidade de se fazer a perícia de maneira presencial. Inicialmente, o projeto piloto vai funcionar até o fim de janeiro.

Em setembro, por causa da pandemia e das dificuldades e dos riscos de se fazer perícias presenciais, o Tribunal de Contas da União determinou que o INSS deveria fazer um estudo para identificar em quais casos é possível o uso da teleperícia. Na época, havia cerca de 800 mil pessoas na fila de espera.

Foto: Reprodução