Noticias

DEMOCRACIA

Eleições: 238 mil francanos vão às urnas para escolha de prefeito e vereadores

Redação Portal de Franca
14/11/2020 20:39

Neste domingo (15) o futuro da cidade nas mãos de 238.124 francanos que estão aptos para votação em 616 seções eleitorais previamente definidas e organizadas pela Justiça Eleitoral. 

As votações começam as 7h e se estendem até as 17h. Lembrando que o horário entre 7h e 10h é prioritário para as pessoas com 60 anos ou mais consideradas mais vulneráveis ao coronavírus e a medida tomada para evitar aglomerações. 

A cidade tem oito candidatos à Prefeitura e a cidade é uma dos 95 municípios que pode ter segundo turno previsto para 29 de novembro. Além de prefeito e vice, os eleitores escolhem os 15 vereadores. 

A Justiça Eleitoral promoveu neste sábado (14) os últimos preparativos para as Eleições 2020. O dia com uma programação movimentada, com a saída das urnas para os locais de votação, o sorteio das urnas que auditadas e a oficialização dos sistemas eleitorais.

As zonas eleitorais do Estado de São Paulo fizeram o transporte das urnas para os locais de votação. Esses aparelhos encontram-se fechados em caixas desde a cerimônia pública de geração de mídias, preparação e lacração de urnas eletrônicas, que ocorreu em todos os cartórios no início de novembro.

Ainda foi feita a cerimônia de sorteio de 15 urnas no plenário do TRE-SP para dois procedimentos de auditoria, a serem realizados no domingo. Cinco urnas serão testadas durante o dia da votação, na sede do Tribunal, em condições normais de uso (votação paralela).

O objetivo dessa auditoria é atestar a lisura no processo de captação e totalização dos votos, fazendo a comparação entre votos e cédula de papel e na urna eletrônica. Outras dez urnas do Estado serão auditadas antes do início da votação, nas próprias seções eleitorais, de forma a legitimar a integridade dos sistemas dos softwares instalados nas máquinas de votação.

Foto: Reprodução