Noticias

TEATRO

Peça 'O despertar' será apresentada no Teatro Municipal de Franca

Redação Portal de Franca
23/11/2020 10:37

Adaptação da peça O Despertar da Primavera, do alemão Frank Wedekind, será apresentada no Teatro Municipal de Franca no dia 4 de dezembro, às 20h.

Em estilo musical, o espetáculo é produzido pelo Grupo Teatral Porão, viabilizado por meio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC). A montagem em Franca tem o título O Despertar, adaptada por Caroline Grechi, que também dirige o espetáculo.

O enredo aborda temas críticos da época em que foi escrita na Alemanha – entre 1890 e 1891 –, como a sexualidade na adolescência, a opressão no ambiente escolar, familiar e a imposição religiosa.

“O texto do final do século XIX se aplica aos dias de hoje e é essa a oportunidade que o teatro nos dá: colocar no palco um espetáculo atemporal com forte impacto na nossa realidade”, fala a diretora.

Para contar a história de Melchior, Wendla, Moritz e seus amigos, 11 atores se dedicaram aos ensaios de canto e expressão corporal desde março deste ano. Melchior é um jovem determinado e carismático pelo qual Wendla se apaixona e ao qual se entrega, desconhecendo as consequências da aproximação em razão da desinformação patrocinada pela família e pela cultura daquela sociedade.

“É uma tragédia que se repete e um debate que precisa ser feito com sinceridade e verdade”, observa a assistente social Marina Borges, consultora do grupo. Ela conduzirá uma roda de conversa sobre o espetáculo após a apresentação.

Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados na bilheteria duas horas antes do início. A classificação etária é de 16 anos e a apresentação é acessível em libras.

Todo o elenco será testado para Covid-19 pelo Laboratório Biocenter, que apoia o grupo. A plateia será limitada a 40% da capacidade.

Teatro Municipal de Franca (40% da capacidade)

Ingressos gratuitos (retirar na bilheteria com 2 horas de antecedência)

Horário: 20h

Classificação: 16 anos

Foto: Divulgação