Noticias

COVID-19

Vacina de Oxford contra Covid-19 tem eficácia de até 90%

Redação Portal de Franca
23/11/2020 11:44

Os resultados divulgados pelos pesquisadores ainda são preliminares e não foram publicados em revistas científicas. O que normalmente é necessário para que os números sejam considerados oficiais, já que para isso eles passam pela revisão de vários especialistas.

Alguns pontos do estudo, porém, chamam a atenção. Isso porque a taxa de eficácia de 90% foi atingida quando primeiro foi aplicada uma meia dose e, depois, uma dose completa.

Já nos casos em que foram aplicadas duas doses completas, a eficácia caiu para 62%. A vacina de Oxford é uma das quais o Brasil pretende comprar ou produzir aqui.

Sem esquecer que a Anvisa já admitiu a possibilidade de aceitar o registro de imunizantes que apresentem eficácia de pelo menos 50%. O intervalo entre as duas aplicações, nos testes feitos com voluntários do Brasil e do Reino Unido, foi de um mês.

Apesar da meia dose proteger mais o resultado foi visto inicialmente como positivo. Isso porque especialistas dizem que pode ser possível produzir mais vacinas, com menos material.

O que permitiria imunizar mais pessoas, num período mais curto de tempo. Uma das vantagens da vacina de Oxford, na comparação com outras que estão em desenvolvimento, é que ela não precisa de uma refrigeração especial.

Enquanto algumas exigem o armazenamento e o transporte em temperaturas de até 70 graus negativos, o que será um desafio para os governos.

Foto: Reprodução