Noticias

ELEIÇÕES

Eleitor que não participou do 1º turno poderá votar normalmente no domingo

Redação Portal de Franca
26/11/2020 08:59

Quem deixou de votar em 15 de novembro terá a oportunidade de escolher seu candidato no próximo domingo (29) nas cidades que terão o segundo turno. Em Franca, são 238.124 eleitores aptos para votação, mas no primeiro turno, quase 70 mil deixaram de ir às urnas. 

O Tribunal Superior Eleitoral esclarece que os turnos são independentes, o que possibilita a participação do eleitor em apenas um dos pleitos. O segundo turno será realizado em 57 municípios brasileiros, dos quais 18 são capitais. Os postos de votação estarão abertos entre às 7h e 17h, do dia 29 de novembro.

Nos primeiros horários, até às 10h, a prioridade será para as pessoas com 60 anos ou mais, no entanto eleitores de outras faixas etárias também poderão votar nesse período. Não será preciso apresentar o título eleitoral, mas nesse caso é importante o cidadão pesquisar antes a zona e a seção.

Já o documento de identidade com foto será obrigatório para que os mesários possam fazer a identificação do eleitor. Ele só não será exigido de quem possui a biometria cadastrada e apresentar o título de eleitor digital no e-titulo.

O Tribunal Superior Eleitoral lembra que o prazo para baixar o aplicativo termina às 23h59 minutos da noite do próximo sábado (28). Vale lembrar que o eleitor que deixou de votar no primeiro turno tem 60 dias, a partir de 15 de novembro, para justificar a ausência.

O procedimento pode ser feito por meio do aplicativo e-titulo. Outra opção é preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral, disponível na página do TSE, e entregar em uma zona eleitoral. 

Foto: Reprodução