Noticias

EDUCAÇÃO

Nova creche no Bairro São Joaquim terá nome de ‘Teresinha Ubiali’

Redação Portal de Franca
03/12/2020 09:17

A nova Creche-Escola concluída pela Prefeitura de Franca localizada no bairro São Joaquim, região Oeste da cidade, terá o nome de ‘Teresinha das Neves Ubiali’ que por décadas esteve à frente da Central Escola de Cabeleireiros de Franca sendo responsável pela instrução e formação de centenas de alunos.

Essa denominação foi proposta em forma de projeto de Lei pelo prefeito Gílson de Souza, levada a plenário e votada na sessão ordinária da tarde de terça-feira (1), sendo aprovada por unanimidade dos presentes com direito a voto.

‘Teresinha Ubiali’ como era conhecida, faleceu em 21 de março de 2016, aos 85 anos, em razão de complicações de saúde, após ficar alguns dias hospitalizada. Era mãe de 9 filhos, dentre eles o ex-deputado federal e médico Marco Aurélio Ubiali.

Dentro do que prevê os trâmites legais, tão logo seja enviada ao Executivo a referida proposta aprovada deve ser sancionada e transformada em Lei pelo prefeito municipal.

A Creche

Construída pela Prefeitura de Franca com recursos próprios, a Creche-Escola do bairro São Joaquim é uma das novas unidades projetadas nos padrões do FNDE (Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação), porém sem nenhum repasse do Governo Federal.

Em concepções modernas, conta com amplos espaços de circulação e recreação, ventilação e iluminação natural, acessível para pessoas com necessidade especiais, a Creche está localizada em uma área institucional de quase 5 mil metros quadrados na rua Antônio Mondenezi. 

Agora pronta para ser inaugurada e com nome de ‘Teresinha das Neves Ubiali’, conta com 1.510 mil metros de área construída.

Junto com a construção da unidade do bairro São Joaquim, outra obra em condições semelhantes está pronta para ser inaugurada no Jardim Palmeiras, ambas na região Oeste. 

Terá capacidade cada uma para atender 200 crianças e os investimentos nos dois empreendimentos são da ordem de R$ 6,5 milhões, dos quais mais de 3,5 milhões apenas no bairro São Joaquim.

Foto: Reprodução