Noticias

ORIENTAÇÃO

Assescofran promove live sobre destinação do Imposto de Renda; Veja!

Redação Portal de Franca
05/12/2020 13:06

A Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Franca e região (Assescofran) sempre engajada em causas sociais promove em parceria com várias instituições uma nova live de orientação sobre a destinação do Imposto de Renda (IR) para entidades de Franca (SP).

Franca tem potencial para arrecadar até R$ 10 milhões, ou seja, esse dinheiro que é pago e encaminhado ao Governo Federal pode ficar na cidade e ajudar as entidades que atendem crianças e adolescentes.

A campanha é desenvolvida pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDA) denominada ‘Você ajuda, mas quem paga é o leão”. O envolvimento de todos os órgãos é fundamental para que as pessoas e as empresas se conscientizem e façam a destinação.

E para orientar melhor a população e os empresários, Assescofran promove na quinta-feira (10) às 8h pelo canal do Youtube uma live com a participação de Eliana dos Santos Alves Nogueira, coordenadora do Juizado Especial da Infância e Adolescência da Justiça do Trabalho de Franca, Anderson Ogrízio, promotor da Infância e Juventude e Flávio Paulo de Faria, representante da Receita Federal.

“Os contadores de Franca têm um papel fundamental nessa campanha, por isso a Assescofran apoia essa causa e nos próximos dias faremos divulgação a todos os nossos associados. O bem estar e desenvolvimento de nossas crianças é um trabalho de todos nós" disse o presidente da Assescofran, Marcos César Pimenta.

Veja:

Quem pode destinar?

O contribuinte pessoa física determina à União que até 6% do imposto sobre a renda apurado (pessoas físicas) sejam investidos em projetos que possam beneficiar as crianças e adolescentes de Franca nas áreas da educação, saúde, assistência social e outras.

As pessoas jurídicas podem doar até 1% do imposto sobre a renda, apurado pelas pessoas jurídicas tributadas sobre o lucro real. Desta forma, pessoas físicas e pessoas jurídicas podem exercer sua cidadania de modo efetivo e garantindo oportunidades de melhores condições de vida às crianças e adolescentes.

Como fazer?

O passo a passo é muito simples. Primeiro é preciso saber quanto o contribuinte pode doar ao Fundo, clicando em “Total do Imposto Devido” na declaração do ano passado e calcular 6% dele.

O segundo passo é gerar um boleto pelo link: https://www.franca.sp.gov.br/pmf-doacao. Um contador pode ajudar a tirar dúvidas também. 

A única exigência é que o contribuinte entregue sua declaração de imposto de renda no modelo completo. O cidadão terá todo valor recolhido integralmente devolvido e corrigido pela Selic no ano que vem, o que já renderá mais do que investimento em poupança.

Até quando ?

Importante esclarecer que o pagamento do boleto deverá ocorrer até o dia 30 de dezembro.

Pode parcelar a doação ?

Ainda dá tempo de realizar um “parcelamento da doação”. O cidadão poderá destinar até 3% da forma com que mencionada acima e aguardar a declaração de IR de 2021 (março/abril) para destinar os outros 3%.

Mais informações podem ser obtidas pelo www.seufuturo.org.br

LIVE ASSESCOFRAN

Dia: 10 de dezembro de 2020

Horário: 10h

Canal: Youtube (Clique para ver)

Foto: Divulgação