Noticias

DESVIOS

Prefeitos de Franca e mais 3 cidades são alvos de operações do Gaeco

Redação Portal de Franca
09/12/2020 08:58

O prefeito Gilson de Souza (DEM) é um dos alvos de duas operações desencadeadas na manhã desta quarta-feira (9) pelo Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) na região de Franca.

Gilson é investigado na Operação Hamelim que é um desdobramento da Operação Purgamentum realizada em 2017 em conjunto pelo Ministério Público de São Paulo e Ministério Público de Minas Gerais.

As investigações apuram irregularidades nos contratos com a empresa Seleta responsável pela coleta de lixo. De acordo com os promotores, os contratos da empresa Seleta com os municípios investigados somam, aproximadamente, R$ 41 milhões por ano.

Foram expedidos 35 mandados de busca e apreensão em relação a 15 alvos, sendo 04 Prefeitos Municipais no Exercício do Cargo (Franca, Batatais, Guaíra e Orlândia), 03 ex-prefeitos municipais e outras pessoas.

Hoje pela manhã (9) várias viaturas da Polícia Militar cercaram o prédio da Prefeitura de Franca.

Além dessa, os promotores também desenvolvem a Operação Golpe Baixo onde são 25 alvos de apuração de desvios de verbas públicas na Prefeitura de Guaíra. Foram expedidos, em decorrência desta investigação, 80 mandados de busca e apreensão, 10 mandados de prisão temporária, além de determinado o afastamento do cargo do Prefeito Municipal de Guaíra, do vice-prefeito e mais dois servidores públicos.

Os desvios apurados na área de esportes passam de R$ 2 milhões. Participaram das operações 30 Promotores de Justiça, 06 servidores do Ministério Público, 194 policiais militares e 08 policiais civis.

Foto: Reprodução