Noticias

ESTUDOS

Preparatório gratuito encaminha estudantes para o exterior

Redação Portal de Franca
09/12/2020 18:11

Desde 2014, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) faz acordos e convênios com faculdades no exterior. Reino Unido, Canadá, Estados Unidos, Irlanda e Portugal são alguns dos países que aceitam a nota do teste brasileiro como parte de seus processos seletivos.

Os jovens que quiserem se preparar para estudar no exterior com mentoria individualizada com especialistas em applications, receber apoio financeiro, preparação para testes e apoio com a documentação de candidatura, podem se inscrever gratuitamente no programa Prep Estudar Fora, da Fundação Estudar.

As inscrições para a próxima turma estão abertas até o dia 16 de dezembro por meio deste link. A iniciativa prepara jovens brasileiros dos ensinos público e privado que estão finalizando o ensino médio para os processos seletivos das melhores universidades do mundo, incluindo as que possibilitam utilizar a nota do ENEM.

Para fazer parte do preparatório, o(a) candidato(a) precisa estar no 2° ou 3° ano do ensino médio no momento da inscrição. É necessário ter alto desempenho acadêmico, um histórico relevante de participação em atividades extracurriculares e demonstrar domínio do inglês.

"O processo utilizado no exterior é semelhante ao de uma procura por emprego. O interessado precisa formalizar sua apresentação, apresentar cartas de recomendação, fazer testes e em alguns casos até uma entrevista", explica Juliana Kagami, coordenadora do Prep Estudar Fora.

Etapas

O processo seletivo do Prep Estudar Fora é dividido em três etapas eliminatórias, ambas realizadas virtualmente. Formulário online; teste de lógica, inglês e perfil; vídeo de apresentação e redação são as etapas da primeira parte. Caso o candidato seja selecionado para a próxima etapa, passará por uma entrevista em inglês e um painel.

Concorrência

Uma pesquisa realizada pela Fundação Estudar aponta que o ingresso em universidades de ponta dos Estados Unidos está cada vez mais competitivo para os estudantes brasileiros. De acordo com o levantamento da organização, houve uma queda de 14% no número de candidatos aprovados, entre 2017 e 2019, nas 40 instituições de ensino superior analisadas.

Por outro lado, do total destes jovens que conseguiram aprovação para uma graduação no país nos últimos anos, 15,5% deles fizeram o Prep Estudar Fora.

Foto: Reprodução