Noticias

HABITAÇÃO

O que precisa ser feito antes de comprar uma casa em Franca?

Redação Portal de Franca
11/12/2020 11:14

Muitas pessoas sonham em comprar uma casa por anos - ou mesmo décadas - antes de começarem o processo de busca de uma que esteja em seus sonhos. Se você está passando por este processo, é natural que já tenha considerado quantos quartos deseja, como deve ser sua vizinhança e qual tipo de gramado você terá no jardim da frente.

No entanto, há mais em uma compra de casas à venda em Franca do que escolher a sua favorita e mudar-se. É importante entender todas as etapas da compra de uma casa, bem como, o que procurar ao comprar, quais perguntas fazer, entender os custos ocultos e como fechar esses custos. Não há dúvida no poder positivo de comprar imóveis, se feito corretamente.

Mas você não quer tomar decisões precipitadas ao comprar uma casa, especialmente a sua primeira. Antes de fechar a casa dos seus sonhos, você deve entender os passos para comprar uma casa. Navegar no processo de compra de casa pode ser um desafio, mas fica muito mais fácil se você tiver um plano e um caminho claro a seguir. Então, vamos percorrer o processo com você para ajudá-lo a entrar na casa dos seus sonhos com responsabilidade.

Acompanhe nossas dicas!

1. Faça um balanço de suas finanças pessoais
Você não poderá comprar uma casa até saber o que pode pagar com base em suas finanças pessoais. Certifique-se de acompanhar sua pontuação de crédito e tente melhorá-la o máximo possível.

Quanto melhor sua pontuação, mais fácil será sua aprovação para um empréstimo. Você também deve determinar quanto economizou para um adiantamento. Geralmente, espera-se que os compradores de imóveis em Franca paguem entre 5 e 20% do preço de uma propriedade como adiantamento.

2. Pesquise o mercado local
Muito antes de realmente fazer uma oferta em uma casa, você deve monitorar as condições do mercado na área em que estará comprando. Preste atenção especial ao período em que a maioria das residências da sua faixa de preço permanece no mercado e se existem grandes mudanças no preço pedido. A parceria com qualquer corretor de imóveis local pode ajudá-lo a entender esses pontos de dados principais.

3. Passe pelo processo de pré-aprovação
Você pode adivinhar qual é o orçamento da sua casa com base em suas finanças e pontuação de crédito, mas conversar com um credor o ajudará a determinar um número específico.

Para ser pré-aprovado para um financiamento, você precisará fornecer ao seu credor algumas informações financeiras, incluindo suas dívidas e ativos.

4. Liste suas prioridades
Depois de saber quanta casa você realmente pode pagar, você pode realmente começar sua busca por uma casa entre os anúncios na sua área de escolha.

Embora você provavelmente não consiga encontrar uma lista que atenda a todos os itens da sua lista de desejos, é uma boa ideia manter suas prioridades em mente para garantir que você saiba o que procurar ao comprar uma casa. Portanto, anote-as e certifique-se de revisitá-las quando começar a procurar casas e chegar pontos adicionais sobre isso mais tarde.

5. Encontre um bom corretor
Com sua lista de prioridades e suas informações de pré-aprovação de financiamento em mãos, fale com um corretor de imóveis que pode ajudá-lo a encontrar uma casa.

Um agente pode facilitar as negociações entre compradores e vendedores e mostrar propriedades que atendem ao seu orçamento e atendem às suas necessidades.

6. Faça uma oferta e negocie
Com a ajuda do seu agente imobiliário, você determinará um preço justo para oferecer aos proprietários de uma casa na qual esteja interessado. Tente evitar fazer uma oferta baixa.

Muitas vezes, os proprietários que recebem uma oferta obviamente muito baixa simplesmente a recusam antecipadamente e não se envolvem em mais negociações. Você deve sempre adiar a opinião do seu agente, pois ele saberá muito mais sobre o mercado imobiliário e as regras que se aplicam às ofertas residenciais.

7. Não deixe de fazer uma boa inspeção
Alguns pequenos problemas, como tinta desbotada ou uma luminária quebrada, geralmente podem ser remediados sem muito esforço e dinheiro em um imóvel, mas se a base de uma casa estiver danificada, você estará gastando milhares de reais em reparos.

Procure sinais de rachaduras perto da fundação, dentro e fora de casa, e preste atenção ao nível dos pisos quanto a sinais de irregularidades, que podem indicar problemas de fundação. As inspeções domiciliares são uma parte necessária do processo de compra da casa. Não pule isso. É importante que a casa que você está comprando seja inspecionada profissionalmente para garantir que você esteja ciente de qualquer dano ou sinal de desgaste estrutural.

Uma inspeção confirmará se os proprietários foram honestos nas informações prestadas e revelará quaisquer problemas que possam ter passado despercebidos por você.

8. Garanta um empréstimo viável e recorde que terá outros custos
Após a inspeção e a avaliação do imóvel, você pode garantir seu empréstimo com um banco ou credor, mas esteja sempre atento às taxas de juros que deverá pagar.

Lembre-se que, ao trabalhar com um corretor imobiliário ou imobiliárias, mesmo que você provavelmente não pague nada ao agente para lhe ajudar inicialmente, essa pessoa ou empresa deverá receber uma comissão quando a casa for vendida, que geralmente gira em torno de 6% do valor total do imóvel. E, que a longo prazo, você pagará várias despesas contínuas como proprietário e não precisará pagar como locatário. Além disso, você terá que pagar por qualquer manutenção, reparo e reforma, além de taxas de registro imobiliário no ato da assinatura do contrato.

9. Envie a papelada e feche o contrato
Você trabalhará com seu credor e seu agente imobiliário para garantir que toda a documentação relevante para sua compra esteja em ordem. Você poderá se mudar para sua nova casa assim que toda a papelada estiver concluída e o vendedor da casa tiver sido pago e lhe entregar as chaves em mãos.

Para concluir, lembre-se que sempre é hora de poupar para realizar seus sonhos! Então, comece a economizar dinheiro agora mesmo e priorize suas receitas para dar o melhor valor possível de entrada. Tendo tudo bem estudado financeiramente, você certamente irá colher ótimos resultados!

Gostou destas dicas sobre o que precisa ser feito antes de comprar uma casa? Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais!

Foto: Pixabay