Noticias

SERVIÇOS

Poupatempo prestou 6,3 milhões de atendimentos após retomada de serviços

Redação Portal de Franca
19/12/2020 16:40

Neste sábado (19), os postos do Poupatempo completam quatro meses de retomada gradual dos atendimentos presenciais. Todas as unidades fecharam em março, como medida de prevenção à Covid-19. 

Entre os meses de agosto e dezembro, o programa já prestou mais de 6,3 milhões de atendimentos, sendo 2,1 milhões presenciais e 4,2 milhões pelos canais digitais. Entre os serviços online mais procurados, estão a renovação da CNH, com 1,2 milhão, licenciamento de veículos, com 1 milhão, e pesquisa de pontuação, com 610 mil solicitações. 

Já os atendimentos mais solicitados nos postos desde a reabertura, foram os de RG, com mais de 763 mil pedidos; CNH, com cerca de 545 mil solicitações; e Certificado de Registro de Veículo (CRV), com aproximadamente 64 mil documentos entregues. Todos os atendimentos são realizados mediante agendamento de data e horário, que pode ser feito pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou no aplicativo Poupatempo Digital.

Para Murilo Macedo, diretor da Prodesp, o período de pandemia acelerou a digitalização dos serviços. "Em quatro meses já realizamos 6,3 milhões de atendimentos, destes, quase 70% foram feitos de maneira online. Com a quarentena, investimos nos canais digitais e isso facilitou a vida do cidadão, que não precisa mais se deslocar até uma unidade do Poupatempo, podendo fazer tudo de maneira fácil e rápida, no conforto e segurança de casa. O futuro está nas novas tecnologias e na digitalização dos nossos processos", destaca Murilo.  

O diretor-presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani, ressaltou a incorporação dos serviços do Detran. “Trabalhamos diariamente para uma melhoria contínua dos serviços destinados aos motoristas de São Paulo.

O Detran hoje faz parte do Poupatempo e juntos vamos conseguir levar um atendimento de excelência para toda a população do estado, com a ampliação de novos postos do Poupatempo e com investimentos nos serviços digitais”, diz Ernesto. 

Todos os postos reabriram com todas as medidas e protocolos sanitários, seguindo as diretrizes do Plano SP, para garantir a saúde e segurança de colaboradores e usuários, minimizando os riscos de transmissão do novo coronavírus.   

A capacidade de atendimento foi reduzida nas unidades, priorizando serviços que necessitam da presença do cidadão para serem concluídos, como solicitação de RG, transferência interestadual e mudança de características do veículo, por exemplo.  

Outras, mais de 90 opções, como a solicitação da Carteira de Trabalho, seguro desemprego, renovação de CNH, IPVA, licenciamento e transferência de veículo, devem ser feitas de forma remota, pela internet, nas plataformas digitais do programa 

Para ser atendido, é obrigatório ter horário agendado, fazer uso de máscara, realizar medição de temperatura, higienização das mãos com álcool em gel e dos calçados com tapete sanitizante.  A manutenção do distanciamento entre as pessoas foi reforçada com sinalização nos bancos de espera, marcações no chão e orientação. A presença de acompanhantes só é permitida somente em casos de crianças, idosos ou pessoas com deficiência. 

Todas as informações, endereços e horários de funcionamento dos postos podem ser consultadas no site www.poupatempo.sp.gov.br

Foto: Reprodução