Noticias

ECONOMIA

Alimentos e conta de luz mais caros, Brasil tem maior inflação mensal desde 2018

Redação Portal de Franca
26/12/2020 20:46

Custo de vida do brasileiro deve fechar o mês de dezembro em altaPelo menos o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA-15, considerado uma prévia da inflação oficial, avançou 1,06%. A maior alta mensal desde junho de 2018.

O resultado da pesquisa, feita pelo IBGE, confirma que depois de despencarem, quando a pandemia foi decretada, os preços voltaram a subir com mais força ainda. No acumulado de março, abril e maio, houve uma queda de 0,58%. Mas, entre junho e dezembro, o indicador disparou 3,81%.

Destaque negativo para os alimentos. Isso porque itens básicos, como carne, batata, óleo, arroz e as frutas ficaram entre 3% e 18% mais caros, nos últimos dias.

O que pode ter relação com a demanda maior, com mais dinheiro em circulação na economia, por conta do pagamento do auxílio emergencial; e também com questões relacionadas à oferta menor no campo, por conta do clima, e o aumento das exportações, por exemplo, que faz sobrar menos mercadoria para a venda aqui no Brasil.

Depois do grupo alimentação, no qual os preços aumentaram 2%, na média, a segunda maior alta, de 1,5%, ficou por conta dos gastos com habitação.

Eles foram puxados, principalmente, pelo aumento da conta de luz, após a adoção da bandeira vermelha, por parte do Governo.  Na média, ela subiu pouco mais de 4%. 

Foto: Reprodução