Noticias

CORONAVÍRUS

Venda de ivermectina dispara devido a pandemia de Covid-19

Redação Portal de Franca
11/01/2021 10:06

A venda de um remédio sem eficácia comprovada contra a Covid-19 disparou nas farmácias brasileiras em meio à pandemia. De acordo com informações publicadas pelo jornal Folha de São Paulo, a comercialização do vermífugo ivermectina cresceu 466% de janeiro a novembro do ano que recém terminou, na comparação com o mesmo período de 2019. 

Apesar de não ter eficácia comprovada por autoridades sanitárias para a prevenção de coronavírus, o uso do medicamento é defendido - e sugerido - pelo presidente Jair Bolsonaro, junto com hidroxicloroquina e azitromicina, que também são drogas sem eficácia comprovada contra a doença. 

Ainda de acordo com os dados que, segundo a coluna Painel, da Folha, são de uma das maiores consultorias de informações sobre saúde, em 2020, a indústria comercializou ao menos 42 milhões e 300 mil caixas do vermífugo, sendo 12 milhões delas somente no mês de julho.  

A indicação oficial da ivermectina é para tratamentos de piolho, sarna e problemas causados por vermes. Uma caixa do remédio genérico custa menos de 30 reais, em média, e vem com 4 comprimidos. 

Foto: Reprodução