Noticias

AUTOMÓVEIS

Ford anuncia o fim da produção de veículos no Brasil

Redação Portal de Franca
11/01/2021 20:21

Montadora Ford anunciou, nesta segunda-feira (11), o fim da produção de veículos no Brasil. Todas as fábricas serão fechadas ao longo deste ano, a começar pelo polo de Camaçari (BA), onde são produzidos o Ka e EcoSport, que encerra a produção imediatamente.

A sede da montadora na América do Sul continua no país, e seguem ativos o campo de provas em Tatuí, no interior paulista, e o Centro de Desenvolvimento de Produtos na Bahia.

A unidade de Taubaté, também no interior de São Paulo, que fabrica motores e transmissões, e a de Horizonte (CE), onde é feito o Troller T4 serão fechadas ao longo do ano. A montadora tem 8 mil funcionários no Brasil. Em Taubaté, ao menos 830 serão demitidos. A companhia emprega outros 430 em Horizonte. A empresa deve manter alguns postos para atender operações remanescentes.

Instalada no Brasil desde 1.919, a montadora vai comercializar o portfolio global de produtos com a produção na Argentina e Uruguai, além de outras fábricas fora da América do Sul.

Em 2020, as vendas de automóveis da Ford não atingiram 120 mil unidades, segundo a Associação Nacional de Fabricantes, a Anfavea. Uma queda de 39% na comparação com 2019.

Foto: Reprodução