Noticias

CORONAVÍRUS

Enfermeira, motorista e médico são os primeiros vacinados em Cristais Paulista

Redação Portal de Franca
21/01/2021 19:49

A enfermeira Maria Ângela Rios Gregório, de 61 anos, foi a primeira pessoa a tomar a dose da vacina contra a Covid-19, em Cristais Paulista. Funcionária da prefeitura há 36 anos, ela sempre atuou na área da saúde. Hoje Maria Ângela está na Unidade Mais Saúde e foi imunizada com a Coronavac pela prefeita e médica, Dra. Katiuscia Leonardo.

“Foi muito tranquilo, só uma picadinha de leve. Espero que ela tenha muita eficácia. Também quero reforçar que mesmo com a vacina as pessoas não devem esquecer e manter os cuidados, todo mundo de máscara, lavando as mãos e passando álcool em gel”, disse Maria Ângela.

Quem também recebeu a Coronavac foi o motorista Antônio Vicente da Silva, de 67 anos, que atua na linha de frente da pandemia transportando pacientes. “Não tive medo da vacina, só tenho medo da doença. Mas precisamos ter muita fé em Deus, gosto do que faço, então enfrento os desafios com muita boa vontade”, afirmou Antônio.

Outro profissional vacinado foi o médico Dr. João Carlos Garcia, de 72 anos. “Foi excelente, recomendo todos. É um momento muito especial”, disse o médico.

Em Cristais Paulista a vacinação começou nesta quinta-feira, dia 21, logo após os medicamentos serem enviados pelo Diretoria Regional de Saúde de Franca. Uma equipe da Secretaria da Saúde foi até a cidade vizinha para buscar as doses e no retorno a Cristais Paulista foi escoltada pela Polícia Militar. Nesta primeira etapa Cristas Paulista recebeu 77 doses da vacina.

Os três profissionais de saúde que receberam a dose nesta manhã foram escolhidos com base no Plano Municipal de Vacinação, que tem objetivo de imunizar primeiro as equipes que estiverem envolvidas diretamente na vacinação e no combate a Covid-19.

“Esse é um momento que marca a história da cidade. E essas três pessoas vacinadas foram escolhidas para fazer parte dessa história porque elas se colocaram à disposição para estar junto com a população neste momento difícil. Por ser público de risco elas poderiam estar em casa, devido a idade, mas preferiram estar trabalhando durante toda a pandemia”, disse a Secretária de Saúde, Solange Ferreira.

O momento histórico ocorre seis meses depois do município confirmar o primeiro caso da doença, em junho de 2020. “Neste momento eu só consigo falar como médica, principalmente pelo tanto que rezei e desejei, neste último ano, para que essa vacina aparecesse. Estou muito emocionada. Eu queria ter tanto um milhão de vacinas para poder vacinar a região toda”, disse a prefeita Dra. Katiuscia Leonardo.

Os outros profissionais da saúde e os idosos também serão vacinados com a chegada de um segundo lote, que ainda não tem previsão.

“Essa vacina tem tudo para ser um sucesso e em breve teremos medicamento para todo mundo. Enquanto isso não ocorre nós não podemos esquecer dos cuidados básicos, do isolamento social até a gente conseguir erradicar essa doença”, finalizou Ana Paula Landin, Enfermeira responsável pela Clínica Mais Saúde.

Fotos: Divulgação