Noticias

INCLUSÃO

Morador de Franca assina primeiro contrato da casa própria em braille do Brasil

Redação Portal de Franca
22/01/2020 19:05

Em um descontraído café da tarde nessa terça-feira, 21, o prefeito Gilson de Souza recepcionou em seu gabinete o atendente de telemarketing Elieser Oliveira de Souza, deficiente visual e o primeiro mutuário do país a assinar com a Caixa Econômica Federal, através da Construtora Pacaembu, um contrato em braile referente ao imóvel que adquiriu.

Ao lado da esposa, Tatiana Batarra de Souza, com quem é casado desde 2013, Elieser disse que morar no imóvel próprio sempre foi seu grande sonho, especialmente depois de superar um trágico acidente que sofreu quando tinha 20 anos e o levou a perder a visão.

Participaram da recepção junto com o prefeito, o diretor da construtora, Fred Escobar, o gerente local da Caixa Econômica Federal, Lucas Alves de Mendonça Júnior, representantes da imprensa e outros colaboradores tanto da Prefeitura como da construtora, além de um grupo de deficientes visuais da Sociedade de Instrução e Trabalhos para Cegos.

O prefeito Gilson de Souza falou da importância desta conquista para Elieser. “Esse contrato em braile do Elieser nos orgulha e coloca Franca também em 1º lugar no quesito inclusão social na área da habitação, parabéns a todos que contribuíram para isso acontecer.”

Durante o encontro no gabinete, em que fez um breve histórico de sua trajetória depois do acidente quando bateu na traseira de um caminhão e sofreu traumatismo encefálico (que o levaria a perder a visão), Elieser apresentou aos presentes com orgulho, o contrato em braile que classificou como ‘seu filho’, com 135 páginas.

“Tudo transcorreu de forma abençoada, algo muito especial. Deus nos abriu caminhos e a surpresa foi saber que éramos o primeiro contrato do Brasil, em braile, uma forma clara de inclusão e cidadania para com a pessoa com deficiência visual” disse Elieser. Por conta disso foi recepcionado depois do Natal em Brasília, pela primeira-dama Michele Bolsonaro e o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

A futura moradia do Elieser será entregue com particularidades que tornam o imóvel adaptado às necessidades de deficientes visuais. De acordo com a Diretoria de Engenharia da Pacaembu, o imóvel prevê itens como:

  • Fixadores nas portas, para que a mesma não bata;
  • Adesivos em braille em todas as instalações elétricas da casa, sinalizando quando o interruptor está ligado ou desligado e as voltagens das tomadas;
  • No quadro de distribuição de energia as identificações também são em braille;
  • Torneira por alavanca;
  • Acessórios específicos para deficientes visuais no banheiro.

Ainda de acordo com a construtora, os imóveis para deficientes físicos podem ser adequados de acordo com as necessidades de cada cliente. O Jardins de Franca está em fase de obras. Na cidade, a Pacaembu entregou, em março de 2019, seu primeiro bairro planejado com 555 moradias, o Vida Nova Franca.