Noticias

COVID-19

Saúde vai negociar compra de 30 mi de doses das vacinas Sputnik V e Covaxin

Redação Portal de Franca
04/02/2021 10:31

Após a Anvisa ter anunciado mudanças no processo de aprovação emergencial de vacinas contra o novo coronavírus no Brasil, o Ministério da Saúde anunciou que fará uma rodada de negociação para a aquisição de 30 milhões de doses das vacinas russa Sputnik V e da indiana Covaxin.

Segundo a pasta, haverá reunião com representantes do instituto russo Gamaleya e do laboratório indiano Bharat Biotech nesta sexta-feira (5) para avançar na negociação para a compra das doses.

Na tarde desta quarta-feira, a Anvisa confirmou um novo protocolo mais simplificado para a concessão de uso emergencial e temporário de vacinas, dispensando a realização de estudos clínicos de fase 3 no País, o que era, até então, um dos pré-requisitos.

No entanto, a empresa tem que se comprometer a apresentar à Agência dos dados completos dos estudos da fase 3 feitos no exterior.

De acordo com a diretora da Anvisa, Meiruze Freitas, a mudança visa favorecer o acesso às vacinas que já estão sendo usadas em outras partes do mundo.

Segundo o Ministério da Saúde, a farmacêutica russa, que instalou uma linha de produção no Distrito Federal, em parceria com o laboratório União Química, já adiantou que, se houver acordo poderá entregar um total de 10 milhões da Sputnik, importada da Rússia, entre fevereiro e março e iniciar a produção nacional de 8 milhões de doses por mês a partir de abril.

Em relação ao imunizante indiano Covaxin, a expectativa do Ministério é que  8 milhões de doses possam ser entregues ainda esse mês e outras 12 milhões em março.

Foto: Reprodução