Noticias

SAÚDE

Fabricante da ivermectina diz que vermífugo não funciona para Covid-19

Redação Portal de Franca
08/02/2021 10:05

A venda de um remédio sem eficácia comprovada contra a Covid-19 disparou nas farmácias brasileiras em meio à pandemia.  Levantamento realizado pelo portal de notícias G1 revelou que a comercialização do vermífugo ivermectina cresceu 557% em 2020, em relação a 2019, ano anterior à pandemia.

Apesar de não ter eficácia comprovada por autoridades sanitárias para a prevenção de coronavírus, o uso do medicamento é defendido - e sugerido - pelo presidente Jair Bolsonaro, junto com hidroxicloroquina e azitromicina, que também são drogas sem eficácia comprovada contra a doença.

Na última semana, a fabricante da ivermectina reforçou que dados disponíveis sobre o remédio não apontam eficácia contra a Covid-19

"Não acreditamos que os dados disponíveis sustentem a segurança e a eficácia da ivermectina além das doses e dos grupos indicados nas informações de prescrição aprovadas por agências regulatórias", alerta a farmacêutica Merck.

A indicação oficial da ivermectina é para tratamentos de piolho, sarna e problemas causados por vermes. Segundo a empresa, os cientistas seguem examinando cuidadosamente as descobertas de todos os estudos disponíveis.

Foto: Reprodução