Noticias

CUSTO DE VIDA

Em 12 meses, carne bovina ficou 35% mais cara no Brasil

Redação Portal de Franca
17/02/2021 08:23

O preço da carne bovina teve alta de mais de 35%, entre janeiro de 2020 e fevereiro deste ano. O percentual foi levantado em pesquisa da Universidade de São Paulo, a USP. 

O estudo aponta que os preços foram puxados pela alta da exportação e pelo aumento dos gastos do produtor com ração, por causa da escassez de chuva em algumas regiões. 

Dados do IBGE, cruzados com os do Agrosat, o sistema de informações online do Ministério da Agricultura, mostram que no ano passado, 26% da produção brasileira de carne bovina foi exportada.

Isso indica que cerca de dois milhões de toneladas foram vendidas para outros países, enquanto 74%, ou pouco mais de cinco milhões e 700 mil toneladas, foram destinadas ao mercado interno.

Em 2019, 22,7% da carne brasileira foi exportada e 77,3% ficaram no País. Os principais compradores da carne bovina brasileira, de  acordo com a USP, são China e Hong Kong, que no ano passado ficaram com 56,8% do que foi comercializado pelo Brasil no exterior.

Em seguida aparecem o Egito, o Chile e os Estados Unidos. Ao mesmo tempo em que as exportações cresceram, também houve aumento das importações de carne bovina, em 2020.

A queda na produção resultou na importação de quase 51 mil toneladas, volume que supera em 26,3% o de 2019. Mas com o aumento no preço, muitos consumidores brasileiros têm preferido incluir o frango ou a carne suína nas refeições.

Foto: Reprodução