Noticias

VACINAÇÃO

Gestantes vão participar de testes clínicos da vacina Pfizer e BioNTec

Redação Portal de Franca
19/02/2021 10:21

Grávidas são testadas em nova etapa do estudo da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Pfizer e pela BioNTech. Para participar dos testes, a gestante deve ter 18 anos de idade ou mais e apresentar boas condições de saúde.

As participantes vão receber duas doses do imunizante entre a 24° e a 34° semanas de gestação. As vacinas serão aplicadas em um intervalo de 21 dias e as mulheres que receberem placebo e permanecerem no estudo terão acesso à vacina logo após o parto.

Foram recrutadas 4 mil voluntárias, em 9 países: África do Sul, Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos, Moçambique e Reino Unido. O objetivo das empresas é garantir a segurança e a eficácia do imunizante para as gestantes e seus bebês e avaliar a transferência de anticorpos para a criança.

A vacina da Pfizer e da BioNTech utiliza o RNA mensageiro sintético, que se assemelha à proteína Spike usada pela Covid-19 para invadir as células humanas. Bem menos nocivo que o vírus, o RNA desencadeia uma reação do sistema imunológico, que cria uma defesa no organismo.

Um dos obstáculos do imunizante para os países de clima tropical, é que ele precisa ser estocado a uma temperatura de menos -75°.

Foto: Reprodução