Noticias

COMBUSTÍVEIS

Impostos federais sobre o diesel ficarão zerados por 2 meses a partir de 1º de março

Redação Portal de Franca
20/02/2021 15:10

Após a Petrobras anunciar, nesta semana, novos reajustes nos preços do diesel e da gasolina nas refinarias do país, o presidente Jair Bolsonaro disse que o governo decidiu zerar, temporariamente, os impostos federais que incidem no óleo diesel, como forma de segurar os preços nas bombas.

Para o consumidor final, a gasolina já encareceu 7% desde o início do ano e o diesel acumula alta de cerca de 5%, no mesmo período.

O anúncio de zerar alíquotas de impostos federais sobre o diesel foi feito nesta quinta-feira, durante a transmissão semanal que realiza ao vivo em duas redes sociais, na internet.

Bolsonaro fez críticas diretas ao presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, embora sem citá-lo nominalmente. O chefe do Executivo ainda anunciou suspensão definitivas dos impostos federais que incide sobre o gás liquefeito de petróleo (GLP), mais conhecido como gás de cozinha.

O valor do PIS/Cofins cobrado atualmente por botijão é de R$ 2,18. Outro imposto federal que incidiria sobre o produto é a Cide, mas ela já está zerada.

Foto: Reprodução