Noticias

ENEM

Mais de 70% dos candidatos faltaram à reaplicação do Enem

Redação Portal de Franca
26/02/2021 10:27

Mais de 70% estudantes que deveriam ter feito as provas de reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio não compareceram aos locais de prova.

O Enem foi aplicado na terça e quarta-feira desta semana a estudantes que, por questões estruturais ou técnicas, não puderam realizar as versões impressa e digital nos dias originais de prova, e também para os alunos que faltaram em razão de contaminação por coronavírus ou outra doença infecto contagiosa prevista no edital do Enem.

Nos mesmos dias, também foi aplicado o Enem PPL. Quase 42 mil pessoas privadas de liberdade se inscreveram para fazer o exame dentro de unidades prisionais e socioeducativas. Segundo o INEP, que organiza a prova, 276 mil pessoas deveriam ter feito provas nesta semana.

No entanto, na terça, pouco menos de 63 mil e 500 estudantes realizaram a prova e, na quarta, o exame foi feito por 64 mil, 213 pessoas, num índice de abstenção que superou os 70%. Para comparação, dos 5 milhões e meio de estudantes que eram esperados para a prova impressa, nos dias 17 e 24 de janeiro, mais da metade não foi.

E, dos 96 mil candidatos que estavam confirmados para o Enem digital, 68% faltaram no primeiro dia e, no segundo, os faltosos somaram 71%. O Enem é considerado o maior vestibular do país, e a nota serve para disputar vagas em universidades e ter acesso aos programas Prouni e Fies.

Foto: Reprodução