Noticias

COVID-19

OMS afirma que hidroxicloroquina não tem eficácia contra Covid-19

Redação Portal de Franca
03/03/2021 08:57

A Organização Mundial de Saúde (OMS), afirmou que a hidroxicloroquina não tem eficácia na prevenção ou cura do Covid-19. O medicamento foi submetido à análise detalhada de um grupo de especialistas ligados à entidade

Em documento publicado pela revista científica The BJM, o grupo classificou como “de alta certeza” a ineficiência da hidroxicloroquina para tratamento da infecção causada pelo novo corornavírus e fez “forte recomendação” contra o uso da droga no tratamento da doença.

No relatório, o grupo da OMS ainda alertou que políticas públicas que incentivam o uso do medicamento para o tratamento de covid podem comprometer o tratamento pacientes diagnosticados com doenças para as quais a cloroquina realmente se destina e tem a efetividade comprovada.

A hidroxicloroquina é um imunomodulador usado para tratar a artrite reumatóide e o lúpus eritematoso sistêmico.

O grupo de especialistas ligados à OMS  também recomenda que a hidroxicloroquina não seja mais prioridade de pesquisas e que os recursos sejam direcionados para avaliar outros remédios mais promissoras para prevenir e curar o Covid-19.

As conclusões foram feitas com base em evidências concretas de 6 estudos científicos que, juntos, reuniram mais de 6 mil pacientes.

Foto: Reprodução