Noticias

RESTRIÇÕES

Confira o que funciona na fase vermelha em todo o estado de São Paulo

Redação Portal de Franca
05/03/2021 07:58

Apenas serviços essenciais podem funcionar em todas as cidades do estado de São Paulo a partir de zero hora deste sábado (6 de março). A fase vermelha da quarentena vale por 14 dias, até a sexta-feira, dia 19. Até lá, apenas mercados, postos de combustíveis, açougues, serviços de saúde, e restaurantes que fazem entregas podem funcionar.

Padarias e feiras livres também estão liberadas. Construção civil e indústrias permanecem em atividade. Escolas podem ficar abertas mas a presença não é obrigatória.

Devem ser priorizados alunos vulneráveis, sem acesso à internet, com necessidade de alimentação ou filhos de pais que trabalham em serviços essenciais, até o limite de 35% da capacidade. Cultos em igrejas estão permitidos com apenas 30% da capacidade do local e com medidas sanitárias, como uso de máscara e distanciamento.

Praias paulistas também poderão receber visitantes com regras definidas pelas prefeituras para caminhada e banho de mar individual. Tudo o que não é considerado serviço essencial não pode abrir ao público. É o caso de salões de beleza, shoppings, comércio de rua, bares e academias.

Parques, cinemas, teatros, museus e casas de show devem permanecer fechados. A medida adotada pelo governo de São Paulo é um esforço para reduzir o número de contaminações pelo novo coronavírus e evitar a falência dos serviços de saúde já quase saturados na maior parte das cidades.

O estado atingiu nesta semana, o patamar mais alto de internações em Unidades de Terapia Intensiva com 7.415 casos graves de Covid-19. Na capital, uma fila de 230 pacientes, na quarta-feira, aguardava uma vaga de UTI em hospitais públicos municipais e estaduais. Outros 220 com sintomas menos graves também estavam à espera de leitos de internação em enfermarias.

Na mesma semana que a prefeitura abriu 100 novos leitos e prevê outras 100 vagas de internação, houve uma explosão de casos. Além da restrição severa ao funcionamento de estabelecimentos comerciais e serviços não essenciais, a cidade de São Paulo deve respeitar um toque de restrição da circulação, que começa às 20h e termina às 5h do dia seguinte.

A alternativa foi adotada para evitar aglomerações, festas e reuniões de pessoas fora do horário de trabalho para conter a disseminação do vírus.

Foto: Reprodução