Noticias

FRAUDES

CPFL Paulista regulariza 8,5 mil ligações clandestinas na região de Franca

Redação Portal de Franca
10/03/2021 08:15

A CPFL Paulista recuperou 72 GWh de energia na região de Ribeirão Preto e Franca em 2020, alcançando o maior volume registrado pela companhia nos últimos três anos. O índice foi 117% e 85% superior aos registrados em 2018 e 2019, respectivamente.

A maior eficiência das ações da empresa contra fraudes e furtos de energia, os famosos "gatos", nos municípios em que atua, é uma combinação de resultado dos investimentos no uso de inteligência, tecnologia e de informações que chegam ao canal de denúncias.

As inspeções realizadas ao longo do ano resultaram em 8.578 fraudes regularizadas na região. Com isso, o volume de energia recuperado seria suficiente para abastecer 480.239 residências durante um mês.

A CPFL Paulista está cada vez mais empenhada em identificar e combater fraudes e furtos de energia com foco em ampliar a qualidade e confiabilidade do fornecimento de energia oferecido. Os esforços fazem parte do trabalho contínuo da empresa e são viabilizados tanto por meio de parcerias com órgãos públicos e autoridades policiais, quanto investindo em tecnologia de ponta e especialização das equipes em processos de monitoramento e análise”, afirma Roberto Sartori, presidente da distribuidora.

“É importante esclarecer que furto de energia é crime, pode trazer riscos à segurança das pessoas e prejudica diretamente a população com instabilidade no fornecimento a energia e perda de arrecadação de impostos, importantes para manter serviços públicos no município. Por isso, a CPFL mantém um canal de denúncia fácil e anônimo para quem quiser informar possíveis casos de fraudes”, ressalta Rafael Lazzaretti, diretor comercial do grupo.

Entre os municípios com maior recuperação de energia na região de Ribeirão Preto, a própria cidade registrou 25,9 mil MWh, ficando em primeiro lugar. Barretos ocupa a segunda posição com 4,1 mil MWh. Sertãozinho é o terceiro da lista com 3,3 mil MWh, enquanto Bebedouro, com 2,5 mil MWh, seguido por Guaíra, com 1,5 mil MWh, fecham o ranking.

Já entre os municípios com maior recuperação de energia na região de Franca, a própria cidade registrou 8,3 mil MWh, ficando em primeiro lugar. Batatais ocupa a segunda posição com 2,2 mil MWh. Ituverava é o terceiro da lista com 1,2 mil MWh, enquanto Morro Agudo, com 1 mil MWh, seguido por Orlândia, com 737 MWh, fecham o ranking. 

Fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal com penas que podem chegar a até quatro anos de prisão. Além disso, a pessoa que for flagrada cometendo a irregularidade terá cobrados os valores retroativos referentes ao período em que deixou de pagar pelo fornecimento. Em 2020, o número de boletins de ocorrência registrados contra fraudadores cresceu quase 14 vezes, somando 1.214 registros em toda a área de atuação da CPFL Paulista.

As irregularidades também podem deixar a conta de luz mais cara para todos os consumidores, já que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) reconhece a ação como uma "perda comercial", e este valor é revertido à empresa. Outra consequência das fraudes e furtos é a piora na qualidade do serviço de distribuição de energia, uma vez que as ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas.

Clientes da CPFL Paulista podem contribuir de forma sigilosa, para o combate às irregularidades por meio dos canais disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis, pelo site www.cpfl.com.br/fraude, ou pelo e-mail denunciafraude@cpfl.com.br?.