Noticias

PREFEITURA

Saúde lança programa 'Alegria em Ouvir' e distribui aparelhos auditivos

Redação Portal de Franca
17/03/2021 08:58
O prefeito Alexandre Ferreira acompanhou ontem (16), a entrega de aparelhos auditivos, no Setor de Saúde Auditiva do NGA-16. A distribuição de próteses auditivas que estava parada foi retomada pela Prefeitura por meio do programa "Alegria em Ouvir". Até o momento foram entregues 22 aparelhos auditivos e os restantes serão distribuídos dia 29.
 
São beneficiados pelo programa, os pacientes que passam por atendimento na rede municipal de saúde e são encaminhados para um especialista que avalia e indica a necessidade do uso do aparelho e qual prótese auditiva mais se adapta às necessidades do paciente. 
 
Após receber o aparelho, a população recebe acompanhamento da equipe de Saúde Auditiva, com a regulagem periódica das próteses que têm garantia de dois anos, orientações sobre a utilização, armazenamento e cuidados, além da reposição das pilhas.
   
O prefeito destacou que o programa tem um impacto social muito grande, uma vez que os pacientes estão obtendo melhor qualidade de vida.
 
"A Prefeitura retomou este trabalho, que estava parado há mais de um ano, buscando soluções para que a gente possa diminuir o tempo de espera, devolvendo a dignidade para as pessoas", garantiu.
 
A paciente Cecília Ricardo de Souza Gomes, 64 anos, moradora na Vila Santa Terezinha, foi uma das pacientes beneficiadas com o aparelho e falou da emoção ao ser contemplada.
 
"É maravilhoso poder ouvir bem e ter uma comunicação correta. Ás vezes, em casa, até me isolava, porque eu falava uma coisa e as pessoas entendiam outra. Você não ouvindo direito, comete muitos erros e enganos. Isso é muito ruim", explicou.
 
Foto: Reprodução