Noticias

VACINAÇÃO

Vacina Oxford-AstraZeneca tem benefícios que superam riscos, diz OMS

Redação Portal de Franca
18/03/2021 10:12

A Organização Mundial da Saúde (OMS) voltou a pedir que não parem as aplicações da vacina de Oxford-AstraZeneca, por causa da suspeita de associação a casos de trombose. Uma comissão de análise de segurança de vacinas da OMS afirmou que o imunizante tem benefícios que superam os eventuais riscos.

Mais de uma dúzia de países, a maioria, europeus, suspenderam o uso do fármaco nesta semana, como medida de precaução depois da divulgação de que pessoas imunizadas apresentaram quadros de coágulo.

Os problemas sanguíneos foram relatados em 30 casos dentre 5 milhões de pessoas que receberam as doses. A Agência Europeia de Medicamentos investiga os casos e deve anunciar as conclusões nesta quinta-feira.

Mas a diretora da agência, Emer Cooke declarou que não vê motivo para modificar a recomendação para uso emergencial da vacina desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca.

Kate O’Brien, diretora do departamento de Imunizações da OMS afirmou que são vacinas altamente eficazes, seguras e que salvam vidas, por isso, devem continuar sendo distribuídas.

Foto: Reprodução