Noticias

GOLPES

Golpe INSS: aposentados recebem ligações para fazer a prova de vida on-line

Redação Portal de Franca
24/03/2021 08:37

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alertou que criminosos estão entrando em contato por ligação telefônica e mensagem de WhatsApp pedindo informações em nome do órgão para uma suposta prova de vida.

Para realizar a prova de vida, o segurado deve ir a agência do banco onde recebe o benefício. Recentemente, o INSS liberou também, para milhares de segurados, a prova de vida digital, que deve ser feita seguindo o passo a passo no aplicativo Meu INSS. E é justamente a novidade da prova de vida remota que está sendo usada por pessoas mal intencionadas para a aplicação de golpes.

Em chamada telefônica, golpistas se passam por agentes do INSS, informam alguns dados pessoas da vítima e, para supostamente finalizar o processo, pedem o envio de uma foto de um documento da vítima pelo WhatsApp.

O INSS alerta que nunca entra em contato por telefone, SMS nem aplicativos de mensagem para qualquer procedimento que se faça necessário. Por isso, orienta aposentados e pensionistas a desligarem a ligação e bloquearam o número para chamadas e mensagens de texto quando receberem algum contato do tipo

Vale ressaltar também que a necessidade de prova de vida está suspensa até dia 31 de maio. Embora incentive o segurado a regularizar a situação, se possível, o INSS não vai bloquear nenhum pagamento por essa razão até o último dia do 5º mês do ano.

Foto: Reprodução