Noticias

ANVISA

Anvisa autoriza testes em humanos do soro do Butantan contra a Covid-19

Redação Portal de Franca
25/03/2021 11:43

O Instituto Butantan vai poder testar humanos o soro contra a Covid que está desenvolvendo desde o ano passado. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária deu autorização para nova etapa dos estudos ontem (24).

O soro anti-Covid é feito a partir do plasma de cavalos e será testado em pacientes internados em razão da doença. Segundo o Butantan, 3 mil frascos já estão prontos a realização dos testes, que devem começar nos próximos dias.

Serão priorizados no estudo pacientes com infecção recente e alto ou altíssimo risco de doença grave. O soro não cura nem previne a infecção por coronavírus, mas os experimentos realizados até aqui indicam que pode amenizar os sintomas da doença nas pessoas já infectadas.

De acordo com o Butantan, os testes feitos em animais apontaram que o soro é seguro e efetivo. Os animais que foram tratados com o soro tiveram seu pulmão protegido, ou seja, não desenvolveram a forma fatal da infecção pelo coronavírus.

Inicialmente, os testes serão feitos em pacientes internados no Hospital do Rim e no Hospital das Clínicas, ambos na capital paulista.

Foto: Reprodução