Noticias

CONTAS

Bandeira da conta de luz continua amarela em abril

Redação Portal de Franca
30/03/2021 08:31

A conta de luz em abril terá bandeira tarifária amarela, a mesma dos meses de janeiro, fevereiro e março. A informação é da Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel.

Quer dizer que ainda haverá a cobrança de uma taxa extra de um R$ 1,34 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. Ao divulgar a informação, a agência reguladora do setor explicou que, em março choveu menos que o esperado nas regiões das principais bacias do Sistema Interligado Nacional. Disse que abril é um mês de transição entre o período úmido e o seco nessas regiões, o que indica que não são esperadas chuvas significativas.

Os principais reservatórios de hidrelétricas do Sistema estão com estoques relativamente reduzidos para essa época do ano. As condições, portanto, não são das melhores para a produção de energia pelas hidrelétricas, o que pressiona os custos e ajuda a justificar a bandeira amarela.

A Aneel também considera os preço da energia no mercado de curto prazo para definir a cor da bandeira no mês. Para evitar consumo alto de energia e, consequentemente, contas mais caras, é importante economizar, usar a energia de forma consciente.

Foto: Reprodução