Noticias

SAÚDE

Anvisa alerta para riscos de automedicação e uso inadequado de medicamentos

Redação Portal de Franca
07/04/2021 11:33

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre os riscos da automedicação. Prática que durante a pandemia teve um aumento preocupante. Os riscos de ingerir remédios sem diagnóstico e recomendação médica vão de reações leves a graves, inclusive, óbito.

Em comunicado, a agência destacou a necessidade de conscientização das pessoas sobre os riscos de consumo em relação ao benefício que o medicamento possa trazer e que a avaliação para prescrição é feita a partir de critérios técnicos e científicos de acordo com a necessidade do paciente e conhecimento da doença.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de 50% de todos os medicamentos são prescritos, dispensados ou vendidos de forma inadequada.

Uma forma de auxiliar na identificação de efeitos adversos e possíveis riscos à saúde é relatar suspeitas de reações quando utilizar medicamentos, mesmo sem a certeza de que estão associadas ao fármaco. A notificação pode ser feita pela página VigiMed da Anvisa, com identificação do produto, fabricante e o número do lote.

Foto: Reprodução