Noticias

VACINAS

Fabricantes de vacinas aprovadas no Brasil não vão negociar com setor privado

Redação Portal de Franca
08/04/2021 11:22
Laboratórios que produzem vacinas contra a Covid-19 aprovadas no Brasil não pretendem negociar com o setor privado para fornecer doses dos imunizantes.
 
Foi o que afirmaram, ao Estadão, as 4 fabricantes autorizadas pela Anvisa: a Pfizer, a Janssen, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Butantan.Todas se comprometeram a priorizar os contratos com o governo federal para atender primeiro o setor público.
 
Mesmo com aprovação da Câmara dos Deputados, o projeto que permite a compra por empresas privadas tem de passar pelo Senado.Em nota, a Janssen destacou acordo com o Ministério da Saúde e o cumprimento da entrega exclusiva para o Programa Nacional de Imunização.
 
Igualmente, Pfizer e BioNTech declarou não ter condições para produzir para o setor privado, em virtude do acordo firmado e disponibilidade de doses já reservadas ao Brasil.
 
O texto fala, ainda, em cooperação com os governos em todo o mundo para que a vacina seja uma luta contra a pandemia. Fiocruz e Butantan também ressaltaram a prioridade na produção de doses para o Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.
 
Foto: Reprodução