Noticias

VACINAÇÃO

Prefeitura emite nota e admite ‘falha humana’ durante vacinação de idosa; Veja!

Redação Portal de Franca
14/04/2021 10:09

A Prefeitura de Franca e a UniFacef emitiram na tarde de ontem (13) uma nota oficial sobre o caso que gerou polêmica durante a aplicação de vacina contra coronavírus no posto Drive Thru no Poliesportivo. As cenas foram gravadas e repercutiram pelas redes sociais durante a vacinação de uma idosa de 67 anos.

Durante o procedimento, a estudante de enfermagem, não injeta a vacina, e isso ocorre segundos depois dela ser advertida pela própria idosa. Ela se desculpa e o caso foi tratado como erro.

VEJA O VÍDEO:

VEJA A NOTA NA ÍNTEGRA:

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece sobre a vacinação Contra a COVID 19 desta terça-feira (13), que uma acadêmica de enfermagem, por falha humana, inseriu a agulha no braço de uma munícipe e sem, inicialmente, finalizar o procedimento de aplicação do imunizante.

No entanto, o fato foi percebido de imediato e, em fração de segundos, a vacinação foi prontamente concluída, sem prejuízo à pessoa vacinada. Todos envolvidos na linha de frente da Campanha de Imunização recebem capacitação de acordo com as orientações do “Documento Técnico – Campanha de Vacinação contra a COVID 19”, do Governo do Estado de São Paulo.

Os acadêmicos são acompanhados por supervisores das instituições de ensino. Por fim, a Secretaria Municipal de Saúde lamenta o ocorrido e esclarece que está sendo reiterada à equipe de vacinação a orientação em relação aos procedimentos técnicos de rotina e sobre a necessidade de demonstração e comprovação da dose aplicada aos vacinados, imprescindíveis para garantia da segurança do público vacinado, assim como a transparência, lisura e eficácia do procedimento realizado.

O Centro Universitário Municipal de Franca reforça que todo o protocolo para a aplicação da vacina está sendo adotado, com a devida supervisão. No ocorrido, assim que foi percebido que a vacina não havia sido injetada na paciente, o procedimento foi refeito, de forma correta e segura. As responsabilidades sobre o ocorrido serão apuradas na Instituição.

Comunicação Prefeitura de Franca

Centro Universitário Municipal de Franca