Noticias

EDUCAÇÃO

Rede Municipal inicia recesso a partir de segunda-feira

Redação Portal de Franca
16/04/2021 08:37

A Secretaria de Educação está trabalhando remotamente com os alunos da rede municipal de ensino e anunciou um período de recesso escolar a partir da próxima segunda-feira (19). O recesso foi definido entre os dias 19 e 23 de abril, cumprindo o calendário homologado e seguindo a legislação que determina a organização do ano letivo de 2021 e obedecendo os 200 dias letivos.

As férias docentes, conforme a legislação, ocorreram de 7 a 26 de janeiro. Os recessos escolares na rede municipal estão previstos para a próxima semana de abril, de 8 a 16 de julho, de 11 a 15 de outubro e, em dezembro, após o encerramento do ano letivo.

Como ficou o município

A equipe da Secretaria Municipal de Educação optou seguir em parte, o que estava proposto para a rede estadual. Sendo assim foi iniciado o ano letivo de forma remota em 8 de fevereiro. Por ocasião da fase emergencial, a rede estadual antecipou os recessos de abril e outubro. No entanto, informou a secretária de Educação, Márcia Gatti, que o município decidiu manter o calendário já homologado.

"Os alunos e professores estavam em um ritmo bom de trabalho e não achamos prudente, interromper as aulas e os atendimentos remotos", disse.

Avaliação do formato remoto

A secretária de Educação afirmou a implantação da planilha de monitoramento e acompanhamento dos alunos, com o registro diário das tarefas desenvolvidas pelos professores. Os pais, professores, equipe gestora das escolas e técnicos da secretaria podem acompanhar e monitorar as atividades remotas.

A secretária fez um apelo para que os pais incentivem os seus filhos a participarem ativamente das aulas, para que não haja um comprometimento do aprendizado.

As equipes estão elaborando o Plano de Retomada das Aulas Presenciais. Neste planejamento, devem ser previstas, obrigatoriamente, ações de reforço escolar para os alunos que, possivelmente, retornarão às escolas com dificuldades de aprendizagem.

Após o recesso escolar de abril, o planejamento é iniciar a segunda vistoria nas escolas municipais e creches que estão passando por adequações físicas.

Foto: Reprodução