Noticias

REPAROS

Horto Florestal de Cristais Paulista passa por reforma e revitalização

Redação Portal de Franca
28/04/2021 09:13

A Prefeitura de Cristais Paulista, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, iniciou nesta semana uma grande reforma e revitalização do Horto Florestal. A unidade está localizada ao lado da região urbana e é destinada à preservação e ao cultivo de mudas de espécies arbóreas nativas.

Funcionários da prefeitura realizam a desmontagem do atual viveiro de mudas. Além da troca de madeiramento, o sombrite que já estava em situação precária, também será removido.

“Este problema do nosso horto florestal já vem muitas administrações anteriores e agora nós vamos conseguir mudar tudo. A prefeita esteve no local e autorizou a reformulação total do espaço”, disse Hélio Domiciano, Secretário de Agricultura e Meio ambiente.

Com o investimento o Horto Florestal poderá ter um aumento na produtividade das mudas. Hoje no local existem aproximadamente 20 mil plantas de diversas espécies. A produção é utilizada para plantio em áreas públicas como praças, calçadas, entregues para a população, agricultores e sitiantes.

“As mudas também são importantes para um Termo de Ajustamento de Conduta que a prefeitura assinou com o Ministério Público, onde deverão ser plantadas cerca de 10 mil mudas em todo munícipio. Como nós teremos estrutura para produzir todas elas, iremos economizar bastante”, afirmou Hélio Domiciano.

Entre as espécies cultivadas estão arbóreas nativas como Ipê Branco, Ipê Roxo, Ipê Amarelo, além de espécies frutíferas e outras como Oiti, Jatobá e Pata de Vaca. Os trabalhos de reforma e revitalização do Horto Florestal de Cristais Paulista acontecem em um período em que a doação de mudas está suspenso devido ao período de seca e escassez de chuvas.

“Não doamos mudas nesse período porque, com pouca água, a planta não evolui. As doações irão ser retomadas no final de setembro”, finalizou o secretário.

Foto: Reprodução