Noticias

VACINAÇÃO

Saúde cria cadastro para sobras técnicas de vacinas contra a Covid

Redação Portal de Franca
29/04/2021 08:51
Em cumprimento ao decreto municipal nº 11.250 publicado na terça-feira (27), a Secretaria de Saúde divulgou as diretrizes para a aplicação de sobras técnicas de vacinas da Covid-19.
 
A principal medida adotada é a abertura de um cadastramento, no site da Prefeitura (www.franca.sp.gov.br), onde os profissionais de saúde interessados em receber a dose da vacina proveniente de sobra técnica, após o encerramento do atendimento nos postos de vacinação, poderão se habilitar.
 
De acordo com a resolução publicada no Diário Oficial do Município, poderão ser atendidos seguindo o cronograma atual, as equipes que estiverem diretamente envolvidas na Campanha de Vacinação Contra a Covid-19 e profissionais dos serviços de saúde, públicos e privados de maior idade, sejam de urgência ou da Atenção Básica, que estão na linha de frente de atendimento aos casos suspeitos e confirmados da doença e que comprovem vínculo com hospitais e unidades de saúde.
 
Também poderão se habilitar os profissionais dos serviços de saúde, que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, como hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais determinados pelo Documento Técnico – Campanha de Vacinação Contra a Covid-19 - 9ª Atualização – Governo do Estado de São Paulo e  que comprovem a vinculação ativa com o serviço de saúde, utilizando como critério de prioridade os profissionais de maior idade.
 
Com base no cadastro feito e os dados informados, as pessoas serão convocadas pela Vigilância Epidemiológica por telefone e deverão comparecer na Unidade de Saúde indicada, dentro do prazo de 45 minutos, apresentando um documento com foto, CPF e a comprovação de atuação como profissional de saúde, conforme os critérios definidos pela resolução.
 
Após a abertura dos frascos da vacina, o prazo de validade para a aplicação das doses é de 6 horas para a Astrazeneca e de 8 horas para Coronavac. 
Todo o processo para a aplicação das sobras técnicas deverá ser acompanhado pelo Departamento de Ouvidoria, Corregedoria, Controladoria e Controle Interno, de acordo com a determinação do prefeito Alexandre Ferreira.
 
Foto: Reprodução