Noticias

COVID-19

Leitos de UTI da Santa Casa de Igarapava serão reabertos

Redação Portal de Franca
05/05/2021 09:15

O Ministério da Saúde publicou decreto no Diário Oficial da União, nesta terça-feira, dia 4, renovando convênio com a Prefeitura de Igarapava. A medida permitirá a reabertura dos 10 leitos de UTI da Santa Casa que foram fechados.

Em março, a Santa Casa havia fechado metade dos leitos alegando falta de sedativos e relaxantes musculares.

O encerramento do convênio com o governo de São Paulo, que repassa os recursos destinados pela União, em 19 de abril, agravou a situação e levou ao fechamento do restante dos leitos. Com isso, pacientes tiveram que ser encaminhados para os para hospitais de Ipuã e Ituverava a cerca de 80 quilômetros de distância.

A informação da reabertura dos leitos foi comunicada à deputada Delegada Graciela pela Secretaria Estadual de Saúde. O governo federal renovou a habilitação e repassará R$ 480 mil por mês ao município para que o atendimento seja retomado.

 “Tão logo fui acionada pela Prefeitura de Igarapava, entrei em contato com o governo do Estado pedindo que o problema fosse resolvido o mais rápido possível. Os leitos de UTIs Covid na região já não estão dando conta de atender aos pacientes e não podemos aceitar de maneira nenhuma que vagas sejam fechadas. O reforço da capacidade hospitalar da região é essencial para ajudar a salvar vidas nessa pandemia”, afirmou a deputada Estadual Delegada Graciela.

O prefeito José Ricardo espera que os leitos de UTI na Santa Casa da cidade possam ser reativados nos próximos dias.

“Só dependemos da equipe médica para retomar o atendimento o mais breve possível. Acredito que ainda esta semana o serviço será restabelecido”.

Foto: Reprodução