Noticias

AGRO

Cocapec contribui com a produção de alimentos orgânicos com a Bioisca

Redação Portal de Franca
16/05/2021 18:00

Com a pandemia de Covid- 19 a busca por uma alimentação orgânica tem apresentado um grande crescimento. Segundo pesquisa realizada pela Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis) o consumo desses alimentos cresceu mais de 40% entre os meses de março a outubro de 2020. Com isso, a procura pela Bioisca, formicida com princípios naturais e sustentáveis também tem crescido.

O produto é desenvolvido pela Cocapec e chegou ao mercado em 2015 com o intuito de combater as formigas cortadeiras. Esses insetos ocasionam danos consideráveis nas plantações, causando prejuízos que inviabiliza a produção orgânica, se o problema não for solucionado.

A Bioisca é aprovada pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e também possui a certificação internacional da IBD, como um produto orgânico. Sua utilização vem sendo observada em várias culturas como a do café, cana de açúcar, fruticultura, hortaliças, entre outras que sofrem com os danos das formigas cortadeiras (saúva) e que buscam por uma agricultura orgânica e sustentável.

A COCAPEC iniciou os investimentos nesse produto em 2003 e está em constante aprimoramento, ganhando espaço no mercado de defensivos agrícolas por ser uma alternativa natural, que reduz as perdas ocasionadas pelas formigas cortadeiras sem prejudicar o meio ambiente. É um produto que não intoxica o aplicador e não contamina os lençóis freáticos por ser degradável, mantendo assim, o equilíbrio do meio ambiente.

Segundo o Eng. Agrônomo e Técnico da Bioisca Roberto Maegawa, “para aplicar o produto da maneira correta é fundamental localizar os olheiros de alimentação do formigueiro iniciar o tratamento com 500 gramas, e para evitar desperdício com umidade recomenda-se a utilização de um porta isca preferencialmente: telha, bambu, cascas e folhas secas ou garrafas pet (reciclável). É essencial depositar o produto em cima do carreiro das formigas, assim é possível obter melhores resultados”. Finaliza Maegawa.

Sobre a Cocapec:

A Cocapec está entre as principais cooperativas de café do país. Com sede na cidade de Franca/SP e mais 6 unidades espalhadas pela região da Alta Mogiana, leva os cafés produzidos por mais de 2 mil famílias cooperadas para todo o mundo. Visite o site www.cocapec.com.br.

Foto: Divulgação